Edição especial do “Cuidando de Quem Cuida” vai a Campinas para tratar de liderança na enfermagem

O Coren-SP realizou nesta quinta-feira (14/3), a primeiro edição especial do projeto “Cuidando de Quem Cuida”, com o tema “Liderança”. O evento foi realizado presencialmente, na subseção de Campinas, para cerca de 60 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Moderado pelo primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Luciano Santos e pelo conselheiro Eugênio Dantas, a edição especial do “Cuidando de Quem Cuida” contou com duas palestras.

O conselheiro Luciano Santos foi um dos moderadores do evento, dando as boas vindas aos participantes

Primeiro, a conselheira Patrícia Crivelaro falou sobre o tema “Soft skills e alta performance na atuação de enfermagem”.

Patrícia explicou que soft skills são aquelas habilidades pessoais que ajudam no convívio com outras pessoas e que têm relação estreita com a inteligência emocional. “As pessoas são contratadas pelas suas hard skills (habilidades técnicas) e são demitidas pelas suas soft skills, ou seja, por problemas comportamentais”, colocou.

O conselheiro Eugênio Dantas também fez moderação do evento

A conselheira listou uma série de habilidades que são consideradas soft skills: empatia, comunicação eficaz, trabalho em equipe, tomada de decisão ética, flexibilidade, gerenciamento de estresse, habilidades de resolução de conflitos, paciência, compreensão cultural, autenticidade, organização, auto-cuidado, capacidade de autoavaliação e inteligência emocional.

Patrícia Crivelaro falou sobre soft skills

Patrícia também destacou que inteligência emocional é algo que, com estudo e dedicação, podemos adquirir. “Para eu falar que sou inteligente emocionalmente, tenho que estudar minhas emoções. Se eu não fizer isso, fica difícil ser emocionalmente inteligente”, destacou.

A segunda palestra, feita pela conselheira Natali Petri, foi sobre o tópico “O poder da liderança de enfermagem na resolução de conflitos e posicionamento assertivo”.

Em sua palestra, Natali Petri focou na liderança no contexto da resolução de conflitos

Uma das primeiras mensagens trazidas por Natali foi que liderança não é um cargo, mas uma habilidade que está dentro da pessoa. Ela também falou sobre a importância de dar e receber feedback.

Além disso, Natali trouxe um estudo sobre quatro tipos básicos de personalidades: dominante, influente, conformidade estabilidade.

“Quando conhecemos esses tipos de personalidade, temos mais facilidade para lidar com pessoas e reduzimos a chance de conflitos, pois fazemos uma leitura melhor do outro”, colocou.

Natali também citou as diferentes gerações (boomers, x, y e z), falando sobre as principais características de cada e como fazer para evitar conflitos.

Galeria de fotos

Saiba mais