Divulgados os vencedores do edital de experiências exitosas em promoção da saúde mental da enfermagem

No fim de agosto, o Grupo de Trabalho (GT) em Enfermagem em Saúde Mental do Coren-SP lançou um edital de chamamento público com o objetivo de divulgar e premiar experiências exitosas voltadas para a saúde mental do trabalhador de enfermagem. A conselheira responsável pelas ações do Setembro Amarelo e pelo programa Cuidando de Quem Cuida, Patrícia Crivelaro, explicou a importância do lançamento de um edital como esse: “A mostra das experiências exitosas das instituições de saúde na promoção do cuidado ao profissional de enfermagem vem para tornar pública essas experiências que podem ser motivadoras em outros cenários. Esse compartilhamento pode fortalecer essa prática do cuidado com quem está na linha de frente, que são nossos profissionais de enfermagem. Esse também é o objetivo do programa Cuidando de Quem Cuida”.

No dia 7/10, foram anunciadas as três experiências exitosas selecionadas pela comissão encabeçada pela conselheira Patrícia. O anúncio foi feito durante a programação do Setembro Amarelo.

O projeto que ficou em primeiro lugar foi “Os impactos coletivos da flexibilização da jornada de trabalho”, desenvolvido pela enfermeira Graciele Rocha dos Santos e equipe, que trabalha no CAPS AD III Centro, na capital.  O segundo colocado foi “Ações de Acolhimento Emocional e Humanização para as Equipes Assistenciais na Linha de Frente do Covid-19”, desenvolvido por Andrea Mayumi Loureiro Hayashi e equipe, do Hospital Geral de Guarulhos. Já a experiência exitosa selecionada em terceiro lugar foi “Impactos para uma equipe de CAPS em tempos de Pandemia: estratégias para um cuidado de qualidade”, da enfermeira Mariana Magalhães do Nascimento e equipe, do CAPS II Adulto do Jaçanã, também da capital.

Como primeiro colocado, o trabalho inscrito por Graciele Rocha dos Santos ganhará uma menção honrosa, uma publicação na revista do Coren-SP e uma live no projeto Coren-SP Sem Fronteiras.

Graciele, que é enfermeira desde 2016, conta como ficou sabendo que o trabalho do CAPS AD III Centro foi escolhido em primeiro lugar: “Estava em casa com a minha família, minha chefe ligou e deu a notícia. Inicialmente fiquei com sentimento de muita alegria e gratidão pelo trabalho de equipe ter sido reconhecido pelo conselho”.

Parte da equipe do CAPS AD III Centro

A profissional também falou um pouco sobre a situação que inspirou a ideia do projeto e o impacto que a implementação da ação trouxe ao CAPS: “Com o avanço da pandemia de Covid-19, foi nítido o impacto na saúde mental dos colaboradores, portanto se fez necessário rever as estratégias de trabalho. Com a flexibilização das escalas de enfermagem, foi possível o colaborador conciliar suas atividades do absenteísmo, diminuição dos erros técnicos e engajamento profissional”.

Profissionais de enfermagem do CAPS AD III Centro

A escuta ativa aos membros da equipe de enfermagem também tem papel fundamental na experiência selecionada em segundo lugar. Andrea Mayumi Hayashi, diretora de enfermagem e Responsável Técnica (RT) do Hospital Geral de Guarulhos, e sua equipe, intensificaram durante a pandemia as ações de cuidado ao profissional de saúde que já existiam na instituição. “Quando começaram a vir óbitos em maior quantidade nos abalamos e com isso começamos a fazer escuta com cada profissional da unidade Covid-19. Eles desabafavam, choravam, falavam de seus medos e receios. Se sentiram tão acolhidos que não quiseram sair da unidade”, explica a enfermeira.

Andrea Mayumi Hayashi, enfermeira RT do Hospital Geral de Guarulhos (HGG)

Os resultados trazidos pelo acolhimento à equipe de enfermagem foram bastante positivos: “Não tivemos absenteísmo por questões emocionais. Além disso, nos tornamos mais próximos. Nos momentos da pandemia, só nós sabemos o que vivemos aqui dentro, e o cuidado aos profissionais fez com que os funcionários sentissem confiança e que nos sentíssemos mais fortes nessa situação”, concluiu Andrea.

A terceira experiência exitosa selecionada, inscrita pela enfermeira Mariana Magalhães do Nascimento, nasceu da necessidade de flexibilizar a escala de trabalho dos membros da equipe de enfermagem por conta da pandemia e da campanha de vacinação, como explica Mariana: “No início da pandemia a equipe de enfermagem do CAPS precisou se organizar para dar apoio à campanha de vacinação Covid-19 no Anhembi e por isso teve uma jornada de trabalho muito intensa e por vezes deixou de ficar com a família nos finais de semana e feriados, e teve que se adaptar a novos aprendizados. Por isso, junto à gestão, pensamos que precisamos olhar por melhor flexibilização na escala e produzir um vídeo dos familiares relatando o quanto sentiam orgulho desses entes que estavam saindo de casa para exercer sua profissão”.

A enfermeira Mariana Magalhães do Nascimento no CAPS II Adulto do Jaçanã

Mariana, que é enfermeira desde 2010 e trabalha com saúde mental desde 2012, contou sobre o que a atraiu para essa especialidade: “Acho que a Saúde Mental que me escolheu, porque quando terminei a faculdade comecei a trabalhar em UTI Neonatal e me deparava muito com o sofrimento das mães com seus filhos, e comecei a ver outras possibilidades de cuidado. É muito gratificante acolher o sofrimento psíquico, porque nos fortalece para continuar exercendo o cuidado humanizado”.

O Coren-SP parabeniza as instituições e as equipes dos três trabalhos selecionados!