Coren-SP lança edital de reconhecimento de experiências exitosas em promoção da saúde mental da enfermagem

O Coren-SP está preparando uma vasta programação de eventos e atividades para o Setembro Amarelo, com o objetivo de abordar a saúde mental dos profissionais de enfermagem e, também, boas práticas nessa área da assistência. “Temos ciência da epidemia de adoecimento mental que vem assolando a sociedade e, a enfermagem, devido à extensa jornada de trabalho e as responsabilidade inerentes à sua atuação, têm sofrido com essa realidade. Com a pandemia, essa situação se aprofundou. Por isso, a gestão 2021-2023 está intensificando as ações do programa Cuidando de Quem Cuida e aprofundará ainda mais os debates sobre o tema, incentivando o autocuidado”, afirma o presidente James Francisco dos Santos.

O Grupo de Trabalho de Saúde Mental integrou uma Comissão Científica, coordenada pela conselheira Patrícia Crivelaro, que está responsável pela definição das palestras e que também lançou um edital, para chamamento público de experiências exitosas voltadas para a saúde mental do trabalhador de enfermagem. “A mostra das experiências exitosas das instituições de saúde na promoção do cuidado ao profissional de enfermagem vem para tornar pública essas experiências que podem ser motivadoras em outros cenários. Esse compartilhamento pode fortalecer essa prática do cuidado com quem está na linha de frente, que são nossos profissionais de enfermagem. Esse também é o objetivo do programa Cuidando de Quem Cuida”, afirma Patrícia Crivelaro, conselheira responsável pelas ações do Setembro Amarelo e do programa Cuidando de Quem Cuida.

 Publicado no dia 24/8, o edital está disponível aqui. As inscrições têm início no dia 25/8 e se encerram em 19/9, e deverão ser realizadas por meio de formulário online. A Comissão Científica analisará os trabalhos e aqueles que forem classificados, serão apresentados em uma sustentação oral. As experiências que alcançarem a colocação de 1º, 2º e 3º lugar receberão certificação especial:

  • 1ª colocação receberá Menção Honrosa, publicação de matéria na revista do Coren-SP e live para apresentação do projeto no Coren-SP Sem Fronteiras;
  • 2ª colocação receberá Menção Honrosa e live no Coren-SP Sem Fronteiras;
  • 3ª colocação receberá Menção Honrosa.

Os demais trabalhos classificados também serão divulgados no portal do Coren-SP.

Em breve, o Coren-SP divulgará a programação das atividades do Setembro Amarelo, que ocorrerão na modalidade online, nos períodos da manhã, tarde e noite.