Coren-SP realiza treinamento sobre assistência a pacientes psiquiátricos em situações de Emergência

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) promoveu uma nova atividade de aprimoramento aos profissionais do município de Vinhedo para apresentar as atribuições das equipes de enfermagem na assistência a pacientes psiquiátricos em situações de emergência. A aula realizada no Centro Médico Dr. Manoel Netto, na última quarta-feira (4), contou com a apresentação do conselheiro Kenny Ramponi e participações do SAMU e da Guarda Municipal local.

A capacitação contou com profissionais do das instituições Pronto Atendimento da Capela, 192, Pronto Socorro da Santa Casa, condutores de ambulância, profissionais do CAPS adulto e infantil e da Guarda Municipal 

A iniciativa, realizada em atenção à importância do fomento ao conhecimento sobre a atuação da enfermagem na psiquiatria, incluiu debates a respeito de questões relacionadas aos estigmas presentes na discussão sobre conscientização da importância do cuidado da saúde mental e humanização no tratamento com pessoas em tratamento psiquiátrico.

A gerente da rede de urgência e emergência de Vinhedo, Taisa Menas, destacou que o sucesso da contenção é um resultado multifatorial. A profissional aponta que a comunicação e análise efetiva da situação são essenciais para realização bem-sucedida dos procedimentos. “Sabemos que a qualidade do atendimento ao paciente com transtorno psiquiátrico depende não só da técnica de contenção em si, mas, sobretudo, de uma avaliação assertiva da cena e uma comunicação efetiva”, comentou.

Por fim, Kenny agradeceu a oportunidade de liderar a atividade e reiterou a disposição do Coren-SP em participar das ações de educação continuada ao redor do estado. O conselheiro ainda comentou sobre o impacto das atividades de aprimoramento para a segurança do profissional e do paciente.

Saiba mais: