Coren-SP realiza evento sobre segurança no trabalho em alusão ao Abril Verde

O mês de abril é dedicado à promoção de discussões sobre a importância de práticas que assegurem a saúde e segurança no ambiente de trabalho. Diante da importância do assunto, o Coren-SP realizará, no dia 10/4 (segunda-feira), das 18h às 20h30, o evento online “Vivências no cotidiano da enfermagem no trabalho” para elucidar as diversas questões inseridas no processo de aprimoramento do ambiente de trabalho nas instituições de saúde.

Com a participação de palestrantes especializados na área, o evento pautará temas como combate ao assédio, comunicação não-violenta e saúde mental. A conselheira Andrea Cotait, idealizadora do evento, expõe que o propósito da atividade é servir como instrumento de aprimoramento às práticas assistenciais. “Esse evento vai abordar temas importantes e necessários para que o ambiente de trabalho seja seguro e harmonioso para um cuidado efetivo e diminuição dos riscos ocupacionais”, afirma.

Confira a programação e se inscreva

O evento também abordará as estratégias exitosas utilizadas em um hospital público estadual para melhoria da qualidade de vida dos profissionais da enfermagem

Abril Verde

O movimento foi iniciado com o objetivo de homenagear o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

A importância da discussão sobre o tema é apresentada a partir dos dados levantados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT). De acordo com a instituição, entre os anos de 2012 e 2022, o país somou 25.492 mortes decorrentes de acidentes no ambiente de trabalho e aproximadamente 6,7 milhões de acidentes registrados.

No que diz respeito à área da saúde, as quase 59 mil notificações de eventos adversos denotam a importância de ações direcionadas à segurança do colaborador nos ambientes hospitalares. Nesse período, com 36 mil ocorrências, os técnicos de enfermagem foram os mais afetados pelos acidentes no ambiente de trabalho.

Além da chance de inabilidade profissional após os acidentes, a sobrecarga nos sistemas de saúde é um tópico a ser considerado, tendo em vista o excesso de demanda trazida aos hospitais em ocorrências evitáveis. Esse excesso pode trazer diversos prejuízos ao processo assistencial, tanto para ao paciente, quanto aos profissionais. Segundo dados de Notificação Obrigatória de Atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), foram 392 mil notificações de acidentes envolvendo trabalhadores registrados.

Fonte: Ministério Público do Trabalho

Saiba mais: