COREN-SP inaugura novo prédio da subseção de Santos

Com a presença de cerca de 100 pessoas, entre profissionais de Enfermagem e autoridades, o COREN-SP inaugurou no sábado, dia 26, a nova subseção de Santos. O novo imóvel está situado na avenida Dr. Epitácio Pessoa, 214, Boqueirão.

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Conselho, Cláudio Porto, ressaltou a necessidade de um espaço mais confortável para o atendimento ao profissional. “As novas instalações não são um luxo, não é dinheiro jogado fora, mas uma demonstração de respeito ao profissional”, disse.

Cláudio Porto também falou da importância da sala de aula na nova sede, onde os profissionais poderão assistir gratuitamente a palestras presenciais e online de especialistas em Enfermagem. “O Conselho não tem a obrigação de guardar tudo o que arrecada, ao contrário, deve investir o que puder no profissional”, afirmou.

A enfermeira Renata Caldas da Cruz aprovou a iniciativa. “Este novo prédio é extremamente necessário para a Baixada, precisamos ter conforto para visitar nosso Conselho”, diz. Profissional há dez anos, ela lembra do desconforto que sentiu quando tirou a inscrição definitiva, em 2002. “Não tinha nem como sentar, fiquei apertada na porta do elevador para ser atendida”, afirmou.

Há mais tempo na área, a enfermeira Cleide Maria Rodrigues disse que o prédio novo ajuda a valorizar a profissão. “Queria estar me formando hoje para vivenciar tudo o que não vivemos antes”, disse. Há 28 anos, quando ela terminou a faculdade, os profissionais da Baixada Santista precisavam se deslocar até a capital para visitar o COREN-SP.

A Enfermagem na Baixada Santista

As melhorias no atendimento ao profissional e a própria estrutura de fiscalização do Conselho visam a garantia da qualidade dos serviços de Enfermagem para a sociedade.

O processo de descentralização das atividades do COREN-SP vem evoluindo ao longo dos últimos anos, com a aquisição e reforma de novos imóveis também pelo interior do Estado e continuará com as futuras subseções de Botucatu e Itapetininga, que deverão ser inauguradas até o fim de 2011. Também faz parte desta visão empreendedora o Ônibus Itinerante, que atende os profissionais nas cidades mais distantes e que não contam com uma subseção próxima.

A subseção de Santos tem sob sua jurisdição municípios da Baixada Santista, Litoral Norte e Sul, além de algumas cidades do Sul do Estado, totalizando 27 cidades. Ao todo, a região conta com mais de 18 mil profissionais de Enfermagem, 1.025 instituições de saúde, 55 instituições de ensino e mais de 70 organizações entre empresas, indústrias, serviços de Home Care e cooperativas que contam com profissionais de Enfermagem em seus quadros funcionais e são visitadas pelos fiscais do Conselho na região para assegurar qualidade na assistência de Enfermagem.