Coren-SP Educação realiza palestra online sobre aromaterapia na enfermagem

A Aromaterapia é uma prática integrativa e complementar que utiliza óleos essenciais a fim de promover ou melhorar a saúde e o bem-estar. Este foi o tema da atividade do Coren-SP Educação do dia 8/4. A enfermeira Talita Pavarini Borges de Souza, Doutora em Práticas Integrativas e Saúde do Trabalhador, pela Universidade de São Paulo (USP), foi a palestrante do evento.

Enfermeira Doutora Talita Pavarini Borges

Talita abordou, em sua apresentação, o conceito de Aromaterapia e mostrou as formas de utilização dessa técnica. “Ela é comumente utilizada por via inalatória e via cutânea. Por meio da inalação, os óleos essenciais atingem o sistema respiratório e seguem para a corrente sanguínea, além de atingirem o sistema nervoso central, estimulando o sistema límbico. Por via cutânea, ocorre absorção na pele atingindo também a corrente sanguínea”, explicou.

A enfermeira pontuou que cada óleo tem uma função e, portanto, irá proporcionar efeitos diferentes em cada órgão e tecidos corporais. “A via oral ainda precisa de estudos mais robustos e clareza no respaldo legal no Brasil”, disse.

Em seguida, Talita destacou que essa prática atua tanto nos níveis físicos quanto emocionais, sendo possível proporcionar benefícios no tratamento de dores agudas e crônicas, diminuição de dores no período de parto, melhora na qualidade do sono, ajuda na depressão, síndrome do pânico, melhora na concentração, entre outros.

No Brasil, essa prática está inserida no SUS desde 2018. Pelo Cofen é reconhecida desde 1997, com a Resolução nº 197, atualmente revogada pela Resolução nº 0500/2015.  

Para participar das atividades disponibilizadas pelo Coren-SP Educação, acesse aqui o link e se inscreva.