Coren-SP Educação promove atividade simultânea sobre o atendimento à parada cardiorrespiratória na pediatria

O Coren-SP Educação trás constantemente diversos temas que visa aprimorar os profissionais da enfermagem e, no dia 26 de janeiro, o tema abordado foi “Atendimento à Parada Cardiorrespiratória em Pediatria”. Pensando na acessibilidade dos participantes, o núcleo educativo do Coren-SP realizou a oficina de forma simultânea. Dessa forma, a atividade ocorreu presencialmente na sede do Coren-SP Educação e foi transmitida ao vivo no canal do Coren-SP no Youtube. A palestrante foi a enfermeira Yara Kimiko Sakô, instrutora do curso Pediatric Advanced Life Support (PALS) da American Heart Association (AHA), desde o ano de 1997.

A pediatria possui três faixas etárias, sendo: recém-nascido, lactente-bebê e criança. A enfermeira explica que em caso de Parada Cardiorrespiratória (PCR), se o paciente foi liberado da maternidade ou não seja berçário e tenha menos de um ano de idade, é considerado bebê, mas, caso seja outra situação clínica, o profissional necessita considerar os 28 dias de vida. Já a criança é o indivíduo de mais de 1 ano até sinais de puberdade, ou seja, broto mamário ou pelos no tórax ou axilas.

A palestrante Yara Kimiko Sakô, durante atividade simultânea do Coren-SP Educação
A palestrante Yara Kimiko Sakô, durante atividade simultânea do Coren-SP Educação

Em caso de suspeita de PCR, os profissionais devem seguir o procedimento pré-estabelecido de checagem do paciente, que são: checar a responsividade; chamar por socorro, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) no pré-hospitalar e o carrinho de emergência no hospital; checar a respiração e o pulso central simultaneamente, sendo necessário no mínimo cinco e no máximo dez segundos . Em situações onde o pulso central esteja ausente e houver apnéia ou gasping, deve-se realizar compressões torácicas.

As características das compressões torácicas de alta qualidade são: comprimir 1/3 diâmetro antero-posterior do tórax ( cerca de 4 cm no lactente e 5 cm na criança ); frequência de compressão de 100 a 120 por minuto; retorno total do tórax após cada compressão; máximo de tempo para retornar às compressões: 10 segundos e o ideal é 5 segundos.

Os presentes na atividade, puderam colocar em prática todo o conteúdo teórico informado, utilizando os manequins de simulação de procedimentos
Os presentes na atividade puderam colocar em prática todo o conteúdo teórico informado, utilizando os manequins de simulação de procedimentos

A atividade contou com a demonstração de todo conhecimento teórico abordado, na forma prática, a enfermeira utilizou os manequins de simulação dos procedimentos, para demonstrar aos alunos como realizar os processos de forma segura e eficaz. Após a demonstração, os presentes colocaram em prática todo conhecimento adquirido e demonstrado.

Todas as atividades online realizadas pelo Coren-SP Educação são gratuitas. Veja aqui o calendário completo do Coren-SP e faça sua inscrição!

Saiba mais: