Coren-SP Educação aborda importância da enfermagem no enfrentamento à sepse

O Coren-SP Educação promoveu atividade online com o tema “Sepse – Um Problema de Saúde Pública” na terça-feira (14/9), em atenção ao Dia Mundial da Sepse, celebrado em 13/9. A palestrante foi a enfermeira Renata Pietro, especialista em sepse, mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e ex-presidente do Coren-SP.

O objetivo da palestra foi apresentar a sepse como um problema de saúde pública e mostrar que a inserção dos profissionais de enfermagem na identificação precoce dos pacientes modifica os desfechos frente à patologia.

Catarina Abe (gerente administrativa do Coren-Educação), Renata Pietro e Gisele Gentil (enfermeira de educação permanente)

“A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, antigamente era conhecida como septicemia ou infecção no sangue, hoje é mais conhecida como infecção generalizada. A identificação precoce é o maior desafio da doença. Cerca de 270 mil brasileiros morrem anualmente por choque séptico e, a maioria da população nem sabe o que é essa doença”, explicou Renata. 

De acordo com Renata, o ciclo da sepse inicia com o corpo sofrendo uma agressão à qual o próprio sistema imunológico começa a combater. A partir desse ponto é necessário iniciar o tratamento com medicamentos anti-inflamatórios. Em muitos casos, a infecção avança e pode causar falência no sistema nervoso, cardiovascular, renal, pulmonar, metabólico e hematológico. Por fim, ocorre o choque séptico (hipotensão refratária).

“Sepse é a maior causa de óbito dentro dos hospitais, tendo um índice de mortalidade maior do que câncer de mama, aids e ataque cardíaco. Para que os enfermeiros reconheçam a Sepse, primeiro precisam estar familiarizados com os sinais e sintomas. Uma das formas de tornar isso possível é realizar mais campanhas educacionais direcionadas aos enfermeiros”

Renata também abordou o índice de incidência, custos por cada paciente que sobrevive e que não sobrevive à patologia, mostrou o cenário da Sepse frente à pandemia da Covid-19 e como a equipe técnica pode detectar a doença. O Coren-SP lançou em 2020 o livro “Sepse – Um Problema de Saúde Pública, disponível para download aqui.

Durante a pandemia, o Coren-SP Educação está transmitindo suas atividades online, de forma gratuita e com direito a certificado digital aos participantes. Confira aqui a agenda completa das próximas palestras e se inscreva.