Coren-SP Educação aborda passagem de plantão e comunicação efetiva

O Coren-SP Educação realizou atividade online no dia 3/5 sobre passagem de plantão e comunicação efetiva para segurança do paciente. O palestrante foi o enfermeiro Rennan Martins Ribeiro, especialista em Neurologia e Neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A passagem de plantão entre a equipe de enfermagem é um processo complexo que necessita de habilidades específicas para sua realização com segurança. Rennan abordou em sua apresentação os problemas gerados pela falta de comunicação e mostrou estratégias e ferramentas que podem auxiliar os profissionais nessa transição de turno.

Enfermeira de educação permanente Gisele Gentil e o palestrante Rennan Martins Ribeiro

“A comunicação clara, efetiva e segura é extremamente importante e faz parte do processo de cuidar dos profissionais da enfermagem. O profissional precisa ter certeza que esses atributos estão presentes no boletim informativo, porque, caso ele não tenha segurança, isso pode repercutir no paciente”, disse.

De acordo com Institute for Healthcare Improvement (IHI), desde 2013 a maioria dos erros assistenciais e os danos evitáveis ao paciente dentro dos hospitais são por falhas de comunicação. “Quando os enganos acontecem, o impacto cai sobre a equipe e o paciente. Isso acarreta prejuízos no trabalho, reprocessos que precisam ser feitos e interferência no fluxo do paciente dentro da instituição”, explica.

Em seguida, Rennan mostrou as consequências de passagens de plantões inadequadas e citou exemplos de situações reais de erros durante a transição.

Durante a pandemia, o Coren-SP Educação tem transmitido suas atividades online, de forma gratuita e com direito a certificado digital para os participantes. Confira aqui a agenda completa das próximas palestras e se inscreva.