Coren-SP Educação aborda os impactos neurológicos decorrentes da Covid-19

O vírus SARS-Cov-2, mais conhecido como a Covid-19, já fez milhões de vítimas em todo o mundo e é um assunto bastante discutido atualmente, sendo importante ressaltar que o vírus têm causado impacto nas pessoas e que podem perdurar para além do período da contaminação. A enfermeira Solange Diccini, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ministrou a palestra online “Covid-19 e Manifestações Neurológicas”.

Enfermeira de educação permanente Gisele Gentil e enfermeira Solange Diccini
Enfermeira de Educação Permanente do Coren-SP Gisele Gentil e enfermeira Solange Diccini

Durante sua apresentação, que ocorreu no dia 5/4, foram abordados os sinais e sintomas neurológicos apresentados pelos pacientes com o SARS-CoV-2, bem como as principais complicações no sistema nervoso central e no sistema nervoso periférico. “A Covid-19 é uma doença multissistêmica, capaz de causar disfunção em diversos órgãos, incluindo o sistema nervoso central e periférico”, disse. A drª. Solange pontuou, ainda, quais as complicações: cefaleia, agitação, alterações do nível de consciência, alterações cognitivas, amnésia, vertigem, ataxia, desordens do movimento, parestesia, paresia, plegia, crise convulsiva e sintomas neuropsiquiátricos.

A enfermeira destacou também como as manifestações neurológicas da Covid-19 podem ocorrer em pacientes que apresentaram desde um quadro leve até uma evolução grave da doença. “O grande desafio da equipe de enfermagem é a forma técnica e científica, mas, ao mesmo tempo, individualizada e humanizada com que ela estará prestando os cuidados de enfermagem tanto na fase aguda como na fase crônica do vírus”, explicou.

As atividades do Coren-SP Educação estão ocorrendo de forma online. Para se inscrever acesse aqui o link.