Coren-SP Educação aborda os cuidados na utilização de bomba de infusão

O Coren-SP Educação promoveu atividade online com o tema “Cuidados com Bomba de Infusão”, ocorrida na terça-feira (17/8). A palestrante foi a enfermeira Dayse Aparecida Pinheiro Lima, pós-graduada em Terapia Intensiva pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). O objetivo da palestra foi abordar os tipos de bombas de infusão existentes, mostrar os principais cuidados durante a manipulação das bombas e apresentar os critérios para utilização desse equipamento.

“Bomba de infusão (BI) é um dispositivo muito destinado à terapia intensiva, usado quando existe a necessidade de maior precisão na infusão. Possui alarmes e controles que possibilitam a infusão precisa e segura, mesmo em baixas velocidades e em longos períodos de tempos”, explicou Dayse. Logo, a infusão de drogas com o uso da BI é comumente recomendada em pacientes com insuficiência cardíaca e renal, neonatos prematuros, na administração de drogas vasoativas, quimioterápicos, anestésicos, heparina, trombolíticos e dieta enteral.

Para o uso desse dispositivo, é de extrema importância verificar com o fabricante do equipamento a sua funcionalidade e como deve ser operado, sendo dada atenção a sua velocidade de infusão, tempo de administração, volume total a ser infundido, entre outros.

“Muitas bombas de infusão são similares na aparência, mas podem divergir nos princípios de funcionamento e na velocidade de infusão. Por isso, é muito importante que o profissional conheça o tipo de funcionamento de cada BI que utiliza, pois, caso seja operado de forma errada, pode ocasionar erros e comprometer a segurança do paciente”.

Enfermeiras Gisele Gentil e Dayse Aparecida Pinheiro Lima, durante demonstração prática

A enfermeira também abordou as nomenclaturas mais utilizadas, componentes que fazem parte da bomba, parâmetros que podem ser modificados e os cuidados que a equipe deve ter ao manusear o equipamento. Ao final da palestra, Dayse fez uma demonstração prática de como fazer a programação dos parâmetros e mostrou exemplos de BI usados nas unidades de saúde, juntamente com os acessórios.

Durante a pandemia, o Coren-SP Educação está transmitindo suas atividades online, de forma gratuita e com direito a certificado digital aos participantes. Confira aqui a agenda completa das próximas palestras e se inscreva.