Coren-SP Educação aborda insuficiência cardíaca em atividade online

O Coren-SP Educação promoveu no dia 20/4 a palestra “Insuficiência Cardíaca e Covid-19 – Cuidados de Enfermagem”. A atividade foi apresentada pela enfermeira Li Men Zhao, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Enfermeira Li Men Zhao

Em sua apresentação, a enfermeira ressaltou a importância epidemiológica da insuficiência cardíaca (IC), os conceitos e classificações para fins de manejo clínico hospitalar, revisou conteúdo teórico de anatomia e fisiologia cardiovascular e falou sobre diagnóstico e tratamento com ênfase nos principais cuidados de enfermagem.

Zhao iniciou explicando sobre a anatomia do sistema cardiovascular. Em seguida, abordou a fisiologia cardíaca e mostrou como é feito o controle da função circulatória, através dos cálculos necessários. Além disso, expôs o cenário brasileiro acerca da doença em termos de epidemiologia. “Há uma incidência de 240 mil casos todos os anos”, pontuou.

A enfermeira também destacou as projeções para os próximos anos. “Até 2025, o Brasil terá a sexta maior população de idosos, aproximadamente 30 milhões de pessoas. A IC será a primeira causa de morte por doença cardiovascular no mundo, são magnitudes extremamente elevadas”, disse.

Por fim, Zhao explicou sobre a insuficiência cardíaca inserida no contexto da Covid-19 e atualizações dos impactos da doença já identificados até o momento.

Para participar das atividades do Coren-SP Educação confira a programação e faça sua inscrição aqui.