Coren-SP Educação aborda atualização na passagem de sonda enteral

Quando a alimentação do paciente pela via oral é insuficiente para suprir sua necessidade de nutrição, é necessário utilizar a terapia de nutrição enteral, que é feita por meio de uma sonda nasoenteral (SNE). Esse foi o tema da palestra online transmitida pelo Coren-SP Educação no dia 5/7, com a palestrante enfermeira Fernanda Ramires Totti.

Durante a apresentação, a enfermeira Fernanda explicou a definição de sonda, quais são os componentes da SNE, os objetivos de utilizar esse equipamento e mostrou as técnicas de introdução do componente. Além disso, alertou os profissionais sobre quando não é recomendada a sua utilização, como em casos de distúrbios de coagulação, condições anatômicas que contraindiquem o procedimento, cirurgias de trato gastrointestinal e fraturas de base de crânio.

“Algumas pessoas confundem a sonda enteral, que é utilizada para a alimentação, com a sonda gástrica, que é uma sonda rígida que fica em posição gástrica e é utilizada para drenagem. É importante estar sempre atento”, frisou.

Em outro momento da atividade, Fernanda mostrou como escolher a sonda mais adequada para utilizar no procedimento e destacou o que pode acontecer caso ocorra um erro de posicionamento da sonda enteral, sendo: inserção pulmonar, pneumotórax, trauma nos tecidos circundantes, entre outros. “É muito importante o enfermeiro explicar ao paciente por que o procedimento está sendo realizado, avisá-lo quanto ao possível alarme da bomba de infusão e orientar que este paciente comunique à enfermagem caso isso ocorra”, disse.

Após a explicação teórica, a enfermeira fez uma demonstração prática sobre como deve ser introduzida a SNE no paciente, os tipos de fixação utilizados e esclarecendo, ainda, quantos dias dura cada fixação.

Demonstração prática utilizando o simulador

Fernanda Totti é consultora em Terapia Nutricional, membro do Comitê de Enfermagem da Braspen, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Cardiologia, e MBA em Gestão de Saúde.

Durante a pandemia, o Coren-SP Educação está transmitindo suas atividades online, de forma gratuita e com direito a certificado digital aos participantes. Confira aqui a agenda completa das próximas palestras e se inscreva.