Coren-SP discute 30 horas para enfermagem na região de Barretos

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e o secretário da Comissão de Relações Institucionais (CRI), Anderson Rodrigues, se reuniram nesta terça-feira (28) com profissionais de enfermagem dos municípios de Barretos e Colina para deliberar sobre a implantação da jornada de 30 horas semanais.

James destacou em ambas oportunidades os benefícios da jornada de 30 horas semanais para a assistência de enfermagem: “Essa jornada é importante tanto para os profissionais quanto para quem é atendido, porque a população é assistida com mais segurança e menos estresse e probabilidade de eventos adversos”.

Em Barretos, a demanda foi dialogar com trabalhadores do Samu para igualar a jornada de trabalho deles à dos demais profissionais de enfermagem do município, que já contam com 30 horas semanais.

Em Barretos, Coren-SP dialogou sobre 30h semanais para os profissionais de enfermagem do Samu
Em Barretos, Coren-SP dialogou sobre 30h semanais para os profissionais de enfermagem do Samu

Em reunião que contou com o vereador Nestor Leonel, com o secretário municipal de saúde, Kleber Rosa, com a assessoria da Secretaria de Negócios Jurídicos, Dra. Patricia, e diversos profissionais de enfermagem do Samu, os representantes do Coren-SP se puseram à disposição para acompanhar e orientar os profissionais.

Dentre as deliberações, está a elaboração de um requerimento que deverá ser encaminhado para o vereador Nestor Leonel e posteriormente à Secretaria de Negócios Jurídicos e que pautará a análise do caso. “Eu me prontifico a participar com vocês de um grupo de trabalho para que possamos elaborar esse documento da melhor forma”, declarou o conselheiro Anderson.

Em Colina, James destacou os procedimentos realizados pelo Coren-SP nos municípios em que ainda não há regulamentação da jornada de 30 horas, iniciativa adotada enquanto não há aprovação nacional, como a prevista no PL 2295/2000. “Nós nos reunimos com os profissionais, gerentes e RTs para entender as características de cada serviço, elaboramos uma proposta de adequação e também auxiliamos na escrita do projeto de lei que deverá ser apresentado pela Câmara Municipal”.

Em Colina, Coren-SP se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e com o vereador Rafael Maringá, entusiasta da jornada de 30 horas semanais
Em Colina, Coren-SP se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e com o vereador Rafael Maringá, entusiasta da jornada de 30 horas semanais

O vereador e presidente da Câmara, Rafael Maringá, afirmou que entrou em contato com o Coren-SP para debater o assunto por uma questão de equiparação, já que outras categorias da saúde já usufruem da jornada de 30 horas semanais. Também participaram da conversa a secretária municipal de saúde, Sadia Daher, a enfermeira e coordenadora da secretaria municipal de saúde, Ana Lívia Bianchini, e a técnica de enfermagem Daniela Vieira.

Saiba mais: