“Coren-SP Com Você” leva conhecimento técnico-científico gratuito a profissionais de Ribeirão Preto e região

O Coren-SP Com Você, série de eventos que levam o conselho a cidades de todo o estado de São Paulo, com palestras, atendimentos e informações de interesse dos profissionais de enfermagem, esteve mais uma vez em Ribeirão Preto.

O evento foi realizado no dia 27 de fevereiro, na sede da Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto, no período da tarde.

O evento iniciou com uma mesa de abertura composta pela conselheira Ariane Gervazoni, que mora em Ribeirão Preto e representou a diretoria do Coren-SP. Além dela, Karina Domingues de Freitas esteve na mesa representando a Secretaria Estadual de Saúde; Marta Moraes Ramos, enfermeira da Atenção Primária, representou a enfermagem de Ribeirão Preto e a Secretaria Municipal de Saúde e César Pedroso, gestor técnico de área do Coren-SP, representou a subseção de Ribeirão Preto do conselho.

Mesa de abertura contou com autoridades da saúde e representantes do Coren-SP

Marta Moraes agradeceu a presença do Coren-SP em nome da Secretaria Estadual de Saúde: “Boa tarde, estou aqui representando a diretora regional de saúde, Adriana Ruzene, e afirmo que é uma honra ter o Coren-SP aqui mais uma vez com a gente”.

A primeira palestra da tarde foi feita pela conselheira Ariane Gervazoni que, em nome da diretoria do conselho, falou dos projetos e atividades desenvolvidos pela gestão 2024-2026 do Coren-SP.

A conselheira Ariane Gervazoni fez palestra representando a diretoria do Coren-SP

Um dos tópicos abordados por Ariane foi o esforço que o conselho tem feito para aproximar-se do profissional de enfermagem, onde quer que esse profissional esteja: “Aqui em Ribeirão Preto nós temos a sorte de ter uma subseção do conselho, mas mesmo onde não existem subseções, damos um jeito de levar o conselho até o profissional por meio de nossos projetos como o projeto Conselheiro Participativo e o Ingressa Coren-SP só para citar dois exemplos”.

A conselheira Vanessa Morrone deu uma aula sobre empreendedorismo para profissionais de enfermagem

A segunda palestrante da tarde foi a conselheira Vanessa Morrone, que trouxe um tema bastante atual no cenário da enfermagem brasileira: “Aspectos legais do empreendedorismo da enfermagem no Brasil”.

Vanessa, entre outras coisas, apresentou um modelo de negócios para o profissional de enfermagem empreendedor, falou sobre transição de carreira, aspectos legais para abertura de empresas e características do profissional empreendedor.

“Ser empreendedor pressupõe um perfil, que inclui características como dispor de senso de oportunidade, ser autônomo, independente, flexível, determinado, inovador, proativo, autoconfiante, disciplinado, comunicativo e responsável”.

A conselheira Patrícia Crivelaro focou no tema “Saúde sexual e reprodutiva”

Após um breve intervalo, a conselheira Patrícia Crivelaro falou sobre o tema “Saúde sexual e reprodutiva com ênfase na inserção do DIU”.   

Um dos tópicos abordados por Patrícia foi a grande importância do Processo de Enfermagem no cuidar da saúde sexual da mulher. “Tem muitos profissionais se esquecendo de que o Processo de Enfermagem é fundamental no cuidado que prestamos. Há uma subvalorização do Processo de Enfermagem, nós mesmos subvalorizamos na nossa assistência. Temos que envolver o paciente por meio do processo de enfermagem e não podemos falar de inserção do DIU e planejamento familiar sem falarmos em processo de enfermagem”, afirmou Patrícia.

O Coren-SP Com Você de Ribeirão Preto se encerrou com a palestra “Score Mews como ferramenta de trabalho da enfermagem”, feita pela enfermeira Juliana Pereira Machado, docente universitária e pós-doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

A enfermeira Juliana Pereira Machado palestrou como especialista no score Mews

Em sua palestra, a profissional falou sobre o score Mews, que mede deterioração clínica.

Dentre as explicações de Juliana, esteve o fato de o score Mews ser um preciso preditor de desfechos clínicos como mortalidade hospitalar, readmissões e tempo de internação. A profissional destacou a importância dos estudos: “Foram feitos 24 estudos com esse score para se chegar a essa conclusão. É grande a importância do estudo em nossa profissão. Sempre digo que quem quiser saber de algo deve, em primeiro lugar, estudar”.

Conselheiro Participativo

Como sempre ocorre, concomitantemente ao evento “Coren-SP Com Você”, conselheiros da autarquia também prestaram atendimento presencial aos profissionais de enfermagem de Ribeirão Preto por meio do projeto “Conselheiro Participativo”.

Os conselheiros com profissionais do Hospital das Clínicas e com o enfermeiro Responsável Técnico (RT) pelo serviço de enfermagem da instituição, Júlio César Salgado (ao centro na foto)

Os conselheiros Valdenir Mariano, Anderson Rodrigues, Natali Petri, Sueli Coelho e Daniel Rodrigues ficaram durante toda a semana disponíveis no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, prestando atendimentos como renovação de Carteiras de Identidade Profissional e realização de acordos para a quitação de dívidas financeiras com o conselho.

Galeria de fotos

Saiba mais