Conselho Nacional de Saúde (CNS) indica prática de atividade física como crucial para a prevenção de doenças

A 357ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) instituiu, entre outras providências, a Política Nacional de Práticas Corporais e Atividades Físicas (PNPCAF), sendo sugerido uma maior articulação com as entidades que compõem o conselho, para que promovam uma ampla divulgação dos benefícios da atividade física para a saúde.

A discussão enfatizou que a promoção de práticas corporais e atividades físicas crucial na prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs); destacando a relevância dos determinantes sociais da saúde e da adaptação das práticas de promoção às condições de vida específicas de cada território, defendendo uma abordagem mais integrada e holística; abordando os desafios na implementação dessas políticas, especialmente quanto à coordenação entre diferentes áreas e profissionais.

Um dos objetivos é que possamos transformar o paradigma atual, que muitas vezes associa a atividade física principalmente a fins estéticos, enfatizando sua importância para o bem-estar e a saúde da população.

Veja abaixo o documento com a deliberação do CNS a respeito da Política Nacional de Práticas Corporais e Atividades Físicas (PNPCAF):

Como posso ajudar?