Conselheiras fazem palestra sobre Comissões de Ética em Jundiaí e empossam novas CEEs

Por meio de sua Coordenadoria de Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs), o Coren-SP fomenta a criação de novas comissões nas unidades de saúde de todas as regiões do estado de São Paulo, em cumprimento à Resolução nº 593/2018, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A Resolução estipula que toda a instituição que conte com 50 ou mais membros em sua equipe de enfermagem deve ter uma CEE.

As conselheiras Ivete e Jane com grupo de profissionais de enfermagem da Prefeitura de Jundiaí, onde fizeram palestra

No dia 23 de novembro, as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, respectivamente coordenadora e secretária das CEEs no Coren-SP, foram ao município de Jundiaí, onde reuniram-se com profissionais de enfermagem da prefeitura.

As conselheiras fizeram duas palestras aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Jundiaí, com o objetivo de apoiar e sensibilizar a equipe na formação de uma Comissão de Ética de Enfermagem. Em suas falas, as conselheiras destacaram o papel de uma CEE, sua composição, sua atuação no dia a dia e como ela pode contribuir com uma assistência mais segura para o profissional, para a população e para as instituições de saúde.

“Reforçamos o caráter não punitivo de uma Comissão de Ética de Enfermagem. É importante que o profisisonal veja a comissão como algo que está lá para ajudar, esclarecer dúvidas e prevenir. A CEE se coloca como uma aliada do profissional e não como uma entidade punitiva”, esclareceu a conselheira Ivete Trotti.

A conselheira Jane Bezerra e a conselheira Ivete Trotti destacaram que as CEEs não têm caráter punitivo, e sim consultivo

No período da manhã, as conselheiras foram recebidas pela Responsável Técnicas (RT) de enfermagem, enfermeira Selonia Patrícia Oliveira Souza Caballero e no período da tarde, pela outra RT do serviço municipal, enfermeira Maria Gabriela Bartotto.

No dia seguinte, 24/11, uma quinta-feira, Jane e Ivete conduziram uma cerimônia online de posse de novas CEEs.

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital São Luiz, de São Caetano do Sul

Na ocasião, foram empossadas as Comissões de Ética de Enfermagem das seguintes instituições: Hospital São Luiz, de São Caetano do Sul (RT: Glauce Cristina e organizador da CEE: enfermeiro Rodrigo Alan; Hospital Irmã Dulce, Pirajuí (RT: Juliana Maria e organizadora da CEE: enfermeira Joyce Elaine); Unimed de Pindamonhangaba (RT: Rúbia Márcia e organizador da CEE: enfermeiro Matiniano José).