Conselheira participa de 2º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo em Saúde

Na última sexta-feira (18), a conselheira Vanessa Morrone participou no 2º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo em Saúde para apresentar uma palestra sobre as experiências exitosas do Grupo de Trabalho de  Empreendedorismo e Inovação do Coren-SP. A atividade foi realizada pelo Cofen.

O evento teve como principal objetivo expor projetos bem sucedidos e incentivar a carreira empreendedora dos profissionais de enfermagem. Na ocasião, as comissões do Conselho Nacional de Inovação e Empreendedorismo ao redor do Brasil expuseram suas realizações, bem como seus desafios e quais soluções adotadas para resolução desses problemas.

Vanessa ministra diversas palestras voltadas para o desenvolvimento do profissional de enfermagem empreendedor

Durante a apresentação sobre as ações Coren-SP, a conselheira Vanessa Morrone conta aos presentes sobre o impacto gerado após a criação da comissão. Na fala, Vanessa conta que o aumento da procura de enfermeiros para abertura de seu próprio negócio ocorreu devido às constantes iniciativas promovidas pelo Coren-SP e pelo Grupo de Trabalho de Empreendimento e Inovação em Enfermagem, como transmissões direcionadas a atualização dos profissionais de enfermagem sobre o exercício legal da profissão,  parceiras com o SEBRAE-SP e o desenvolvimento do Guia Online de Empreendedorismo e Inovação na plataforma Moodle no site do Coren-SP.

Segundo Vanessa Morrone, os desafios apresentados durante a jornada surgiram, inicialmente, no mapeamento dos profissionais de enfermagem empreendedores no estado de São Paulo, havendo assim a necessidade da elaboração de uma sondagem sobre a densidade de enfermeiros empreendedores no estado.

Vanessa completa que sem a participação da Gerência de Fiscalização, os objetivos traçados ao longo do processo de planejamento se tornariam impraticáveis devido à dificuldade para localização de profissionais de enfermagem.

Após o levantamento sobre as jornadas empreendedoras dos profissionais de enfermagem em São Paulo, a equipe de fiscalização constatou que consultórios e clínicas são a maior parte de estabelecimentos que exercem a enfermagem no estado.

Representada pelas enfermeiras Luana Menezes, Keilla Cavalcante e Alessandra Cavalcante, a Comissão de Inovação e Empreendedorismo do estado de Roraima trouxe temas como dificuldade na abertura e legalização do grupo, projetos para fortalecimento na relação entre enfermagem local e conselho, além da apresentação de novos projetos para aprimoramento de enfermeiros residentes, como visita nas clínicas locais e promoção de mesas-redondas com assuntos relevantes para a área. Além dos acompanhamentos cotidianos, a comissão ainda pretende dar início à organização de um evento voltado para os profissionais roraimenses.  O evento também contou com a participação dos representantes de diversas comissões ao redor do Brasil.

Saiba mais: