CAPE Itinerante leva seminário sobre exame físico a Campinas e mais oito cidades

Nesta quarta-feira, 25 de maio, profissionais e estudantes de Enfermagem de Campinas e de mais oito municípios do Estado de São Paulo, além de internautas, poderão acompanhar, por meio de um sistema de transmissão por streaming (transmissão simultânea), a realização de uma série de simulações de Exames Físicos Cardíacos e Pulmonares, promovidos pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) no auditório da UNIP em Campinas (SP), a partir das 8h30min, com inscrição gratuita por meio no site – www.coren-sp.gov.br/cape-itinerante.

Para os internautas, o link para acesso à transmissão é o /node/34788

Esta atividade integra a programação do Seminário “Avaliação de Enfermagem: Exame Físico Cardiopulmonar”, terceira edição do Programa CAPE Itinerante, e permite aos profissionais e estudantes de Enfermagem que não podem ir à São Paulo, usufruir de parte dos recursos dos laboratórios do Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem (CAPE). O acesso ao conhecimento científico na área de Enfermagem também é democratizado, pois qualquer profissional com acesso à internet pode acompanhar o evento, em tempo real (o link para acesso estará disponível no site do Conselho no dia do evento).

Também serão instalados sistemas de recepção do sinal em auditórios nos seguintes municípios, onde o COREN-SP conta com subseção: Campinas, Ribeirão Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Santos, São José dos Campos e na Capital (ver lista abaixo). Toda a programação do Seminário será transmitida pela internet, com recursos tecnológicos cedidos em parceria com a UNIP.

O evento é gratuito e as inscrições estão abertas em Campinas e nos oitos municípios que integrarão a rede de exibição do Seminário. Para realizar sua inscrição e conhecer a programação completa do seminário, visite www.coren-sp.gov.br/cape-itinerante. A realização do evento conta com o apoio da UNIP e da empresa Laerdau.

A importância do Exame Físico

O Exame Físico é a base do planejamento do cuidado, e é etapa fundamental da SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem, processo por meio do qual o Enfermeiro desenha as estratégias do cuidado, individualizadas a cada paciente, visando, principalmente, sua rápida recuperação. Um Exame Físico preciso é determinante para que o planejamento do cuidado ajude o paciente a deixar o ambiente hospitalar o mais rápido possível, evitando sua exposição aos riscos das infecções hospitalares.

O Enfermeiro inspeciona ou examina o paciente para detectar sinais físicos, e reconhecer as caracteristicas físicas normais, para então distinguir o que foge da normalidade. É necessária uma abordagem metódica, para certificar-se da inspeção completa do paciente quanto ao tamanho, aparência, coloração, simetria, posição e anormalidades. A palpação, ausculta, percussão e olfato são frequentemente utilizados no Exame Físico.

CAPE Itinerante – Avaliação de Enfermagem: Exame Físico Cardiopulmonar
Data: 25 de maio de 2011 (quarta-feira)
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: UNIP Campus Swift – Auditório