Câmaras Municipais emitem moções de apoio ao piso salarial da enfermagem

O Projeto de Lei 2.564/2020, que prevê o piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem, foi aprovado no mês passado na Câmara dos Deputados. Enquanto aguarda sanção presidencial, ele ainda é apoiado por diversas Câmaras Municipais.

As moções aprovadas nos meses de abril e maio demonstram o acompanhamento do projeto, destacando a classe e sua valorização, bem como todo esforço que esses profissionais enfrentam nos locais de trabalho, sendo a linha de frente no combate às enfermidades.

Para a Câmara Municipal de Barbosa (foto), “é de suma importância à valorização da classe, tanto nesse momento de pandemia quanto em todos os outros programas de saúde para continuarem atuando de forma eficiente e humanizada”.

Já em Cabreúva os vereadores destacaram “a importância desses profissionais, que tanta relevância tem no dia a dia dos hospitais e unidades de saúde de todo o país, conforme ficou demonstrado durante da pandemia da Covid-19”.

A moção de apelo de Itápolis se dirige ao presidente da república e defende que “sancionar este projeto é a melhor homenagem que podemos fazer a esses profissionais”.

A Câmara Municipal de Dracena destacou que “Atuando na linha de frente no combate à pandemia, a enfermagem evitou um verdadeiro colapso sanitário no momento mais crítico atravessado pelo país. Esses profissionais da saúde, que se dedicam diariamente para salvar vidas, merecem essa conquista”.

Os vereadores de Ourinhos ressaltaram na sessão que “Os profissionais da enfermagem têm uma presença determinante na vida de qualquer pessoa que necessite de assistência à saúde em qualquer instância”.

Na moção da Câmara Municipal de Mineiros do Tietê, foi apontado que “É de suma importância a valorização da classe de enfermagem, tanto no momento da pandemia, quanto em todos os outros programas de saúde, para continuarem atuando de forma eficiente e humanizada”.

Em Cachoeira Paulista, os vereadores emitiram congratulação ao Coren-SP pela conquista da aprovação do piso salarial na Câmara: “Trata-se de conquista que garante o efetivo reconhecimento dos profissionais que são a linha de frente na luta pela saúde da população. Trata-se de efetiva valorização aos trabalhadores que se dedicam dia e noite pela nossa saúde”.

Por fim, a moção aprovada na Câmara Municipal de Tupi Paulista reconhece que “Durante a pandemia, percebemos ainda mais tamanha grandeza e importância dos profissionais da saúde na linha de frente da saúde pública em nosso país. Todavia, tal reconhecimento ainda não corresponde a remunerações dignas para essas classes”.

Saiba mais: