Auxiliares de enfermagem podem obter certificado de técnicos por meio de certificação por competência

A Resolução Cofen n° 683/2021, aprovada em 28 de setembro de 2021, define que profissionais da enfermagem com formação em auxiliar de enfermagem e com experiência comprovada em carteira durante dois anos poderão realizar o processo para certificação profissional por competência, e, caso sejam aprovados, obter diploma como técnicos.

No estado de São Paulo, o Centro Paula Souza é responsável pela aplicação da prova. A prova avalia vários quesitos dos profissionais e, para realização da prova, é preciso comprovação de experiência mínima profissional de dois anos em carteira . Além disso, são realizadas três etapas sendo elas prova teórica, prática e por fim uma entrevista.

Para a inscrição, são necessários documento de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e carteira profissional para comprovação. Após todo o processo, o candidato aprovado irá receber certificação como Técnico de Enfermagem, sendo apto para exercer a função. Caso o profissional seja reprovado e queira realizar o processo novamente, poderá aguardar o prazo estipulado pela organização para refazer o teste ou, até mesmo, realizar o vestibulinho.

Diretor do Coren-SP Gergézio Andrade Souza ao lado dos representantes do SINDSEP
Gergézio Andrade Souza (ao centro) debateu ao lado dos representantes do Sindsep

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gergézio Andrade Souza, representante do quadro de auxiliares e técnicos, considera essa possibilidade um avanço. “Tivemos reunião com o Sindsep – Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo e com o Sindicato das Instituições Privadas, para tratar justamente sobre o assunto da certificação por competência do auxiliar para técnico de enfermagem. O próximo passo será uma reunião com o Secretário de Saúde para tratar sobre os profissionais que estão no serviço público municipal para aderir ao projeto do Centro Paula Souza”.

As provas são realizadas nas ETECs, sendo necessário residir no estado de São Paulo.

Confira mais informações no site do Centro Paula Souza: https://www.cps.sp.gov.br/certificacao-de-competencias/.