Atividade online do Coren-SP Educação aborda a Inteligência Emocional

O Coren-SP Educação apresentou na tarde desta quinta-feira (25/2) uma atividade bastante relevante para o atual momento de pandemia em que vivemos. Em uma palestra online e gratuita, com duas horas e meia de duração, a enfermeira intensivista e coach, Carolina Cabral Basilio, apresentou o tema “Inteligência Emocional”.

Carolina iniciou a apresentação falando sobre os medos, com foco inclusive nas ansiedades trazidas pela pandemia. Segundo a profissional, entender a origem dos nossos medos dentro de nós mesmos é o primeiro passo para superá-los. “Temos medos que nos paralisam e é sobre isso que precisamos nos aprofundar para adquirir inteligência emocional. Temos que nos perguntar: ‘que medo é esse que existe dentro de mim? porque estou tendo essa percepção tão dolorida acerca da pandemia?’. Esse é o segredo da solução dentro de cada um de nós”, explicou.

Em seguida, Carolina traçou um esboço acerca do que ela chama de “os cinco pilares da inteligência emocional”. Esses cinco pilares, quando desenvolvidos adequadamente, garantem uma melhora da inteligência emocional.

Esses pilares são: conhecer as próprias emoções, controlar as próprias emoções, automotivação, empatia e saber se relacionar com os outros.

“Nosso QI, ou quociente de inteligência, corresponde a apenas 20% da nossa capacidade cerebral. Os outros 80% são formados pelos mais variados aspectos da nossa inteligência emocional. Desenvolver essa inteligência emocional já não é mais uma questão de escolha, nós temos que ter inteligência emocional. Como que essa inteligência corresponde a 80% do meu cérebro e eu não tenho domínio sobre isso? E ter inteligência emocional é exatamente ter o domínio sobre esses 80%”, destacou Carolina.

A enfermeira intensivista Carolina Basilio se dedicou a um estudo profundo da inteligência emocional e temas correlatos ao autodesenvolvimento

Uma reflexão abordada durante a palestra e que pode ser incorporada por todos diz respeito às situações e às pessoas que nos incomodam de alguma forma. “Temos que entender que se alguém nos incomoda, isso é sobre nós e não sobre a pessoa que nos incomodou”, ensinou a profissional. Ela explicou que as situações que nos incomodam são uma grande oportunidade de aprendizado, sobretudo quando começamos a perceber que o problema de se incomodar está em nós e não naqueles que supostamente nos incomodaram. “Todas as pessoas estão na nossa vida para que aprendamos algo”, assinalou.

Transmissão online do Coren-SP Educação

Ao concluir sua apresentação, a Carolina deixou um exercício prático como o primeiro passo no caminho do autoconhecimento e da aquisição de mais inteligência emocional: “Façam o exercício de anotar tudo o que sentem. Anotem suas emoções predominantes ao longo do dia e também em quais situações as sentiram. Então, comecem a se perguntar o que levou vocês a esses sentimentos. É um exercício muito bom, de externalização, de escrever o que a gente sente”, ensinou.

Quem quiser saber mais sobre o tema “Inteligência Emocional” e outros assuntos correlatos, pode acessar as palestras da enfermeira Carolina, no Coren-SP Sem Fronteiras:

Fortalecimento Emocional como medida imediata para o sistema imunológico

Reprogramação mental  

Inteligência Emocional

Todas as atividades do Coren-SP Educação são gratuitas e durante a pandemia estão sendo transmitidas online. Veja aqui o calendário com as próximas palestras e faça sua inscrição!