Os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem (Cofen/Corens) constituem uma autarquia vinculada ao Ministério do Trabalho. O Coren-SP tem a missão de disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes, que atuam no estado de SP, para garantir uma assistência segura e de qualidade à população.
Os Sindicatos são órgãos responsáveis pela defesa dos direitos do trabalhador. A atribuição dos sindicatos é assegurar direitos trabalhistas e lutar por melhores condições de trabalho, como piso salarial, redução da jornada de trabalho, lei do descanso, entre outras, e oferecer orientação jurídica ao profissional.
A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) tem o papel de reconhecer a qualidade de especialista aos profissionais de enfermagem; promover e divulgar pesquisas; promover o desenvolvimento técnico- científico, cultural e político dos profissionais, pautado em princípios éticos, entre outros.
As Sociedades de Especialistas promovem o aprimoramento da profissão em áreas específicas, por meio da interação científica e política entre seus membros. Realiza estudos, debates e seminários, e trabalham em conjunto com os Corens e demais órgãos de representação em prol da enfermagem, visando o desenvolvimento social, político e cultural dos seus associados e oferecendo serviços que auxiliam e facilitam o exercício da profissão.
Mais informações sobre a atuação do Coren-SP estão disponíveis na matéria “Compromisso com a enfermagem e a sociedade” publicada na revista Enfermagem Revista – clique aqui para conferir.