Popup Automático

Inscrição profissional: agora mais fácil e muito mais rápida

Em nova fase desde o início da gestão 2024-2026 do Coren-SP, o setor de atendimento ao profissional
de enfermagem foi reformulado, diminuindo o prazo para emissão de inscrições e facilitando acesso
aos serviços presenciais e por telefone

A gestão 2024-2026 do Coren-SP implantou melhorias na Gerência de Atendimento, Registro e Cadastro (GARC), impactando positivamente no processo de inscrição, reduzindo o tempo de análise de documentação e da emissão do número de inscrição.

Com isso, o prazo de emissão da inscrição no Coren-SP passou de 10 para apenas 1 dia útil. O gerente da GARC, Carlos Eduardo Kruger de Campos, explica quais foram as medidas adotadas para a redução do prazo de emissão das inscrições: “alteramos os fluxos da conferência de documentos e treinamos as equipes, além de ampliar a capacidade de atendimento”.

Novos fluxos de trabalho

O processamento das solicitações de inscrição no conselho conta com as fases iniciais de análise e de conferência de toda a documentação pessoal enviada pelo profissional. É nessas etapas em que ocorre uma verificação minuciosa para que a inscrição atenda às regulamentações e normas brasileiras e do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Carlos Eduardo Kruger de Campos conta que a mudança do fluxo de trabalho do setor melhorou a comunicação com o profissional de enfermagem que solicita a inscrição no Coren-SP: “Antes, am comunicação com o profissional ocorria nas duas etapas, gerando um excesso de mensagens. Atualmente ocorre somente na fase de conferência em que as diligências ocorrem, ou seja, quando se
faz essa comunicação com o profissional sobre inconformidades em seus dados e documentos. Assim, o profissional recebe as orientações de uma só vez, de forma mais concisa, podendo se organizar melhor para a regularização necessária.”

O gerente conta como a simplificação das exigências relativas à foto de segurança dos solicitantes também contribui para maior agilidade na finalização das inscrições: “Notando que uma das maiores dificuldades do profissional solicitante era atender a todos os critérios da foto de segurança, avaliou-se a necessidade de constar o requisito de data escrita à mão que, ao não ser mais obrigatório, cooperou para a redução das retenções dos pedidos, dando maior fluidez a todo o processo de inscrição”, esclarece.

“Também com reorganização da equipe de trabalho da GARC em cada etapa do trabalho, conseguimos reduzir o tempo de finalização do processo de inscrição em 90% e, para o envio da Carteira Profissional, em 50%, diminuindo a fila de espera”, comemora o gerente Carlos Eduardo Kruger de Campos.

Fonte: EnfermagemRevista nº 34

Como posso ajudar?