Coren-SP discute panorama da violência obstétrica em reunião com Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher

A vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, e a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde da Mulher, Ivete Trotti, estiveram com representantes da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher durante reunião realizada na última quarta-feira (3). O encontro incluiu análise sobre os dados relacionados à saúde da mulher e deu início ao desenvolvimento de ações para a redução do número de casos de violência obstétrica no estado de são Paulo.

A reunião ainda discutiu iniciativas para autonomia da categoria

A reunião também discutiu assuntos referentes a iniciativas direcionadas à educação continuada, fortalecimento do relacionamento com as instituições de saúde e atividades de para assistência à população transgênero e travesti.

A vice-presidente Ana Paula justificou a defesa da criação de estratégias direcionadas à saúde da mulher apresentando as consequências da adesão de projetos como capacitações para o aprimoramento assistencial à população e criação de ações voltadas para a discussão da valorização feminina na categoria. Ana explica que essas iniciativas contribuem para a segurança das profissionais de enfermagem e atinge também a comunidade, a partir de acolhimento e assistência de qualidade.

O compromisso foi finalizado com o levantamento de temas a serem abordados em atividades futuras. Na seção, Ivete discutiu a necessidade da produção de iniciativas voltadas ao empreendedorismo e empregabilidade da categoria. A coordenadora do GT de Saúde da Mulher também falou sobre os desafios enfrentados no exercício da profissão por a partir de 45 anos.

Ana Paula agradeceu a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher pela disposição de participar da construção de ações de reconhecimento e em defesa da segurança da população feminina. “Nós, como órgão regulador da maior categoria profissional da América Latina e que possui aproximadamente 87% da categoria feminina, ficamos muito gratos em ter a secretaria ao nosso lado”.

As profissionais Tayline Rogatto, coordenadora de saúde da Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres, e as assoras técnicas Vitória Cristina e Michele Azevedo representaram a secretaria na reunião.

Saiba mais:

Como posso ajudar?