Coren-SP traz palestra sobre atendimento ao paciente em Insuficiência Respiratória Aguda

Como encerramento das atividades de fevereiro, o Coren-SP Educação realizou, no dia 27/02, a atividade presencial e online “Atendimento ao Paciente com Insuficiência Respiratória Aguda” (IRpA), sobre as responsabilidades atribuídas aos profissionais de enfermagem durante a assistência do paciente nessa condição.

Com apresentação da Enf. Ms. Cibelli Rizzo Cohrs, da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), a palestra falou sobre mecanismo respiratório e alterações, além de evidenciar a atuação da enfermagem na assistência a esse de paciente.

A atividade também contou com a demonstração prática do assunto apresentado

Iniciando, Cibelli apresentou o processo realizado pelos pulmões para a inspiração e a expiração. A enfermeira destacou que o movimento respiratório é por pressão negativa, devido à diferença entre a pressão atmosférica e interalveolar. “O pulmão puxa o ar, de fora para dentro, e expande. Quando soltamos o ar, ele diminui a pressão interna e volta a puxar”, explica.

Na sequência, a enfermeira detalhou as funções realizadas por cada parte do pulmão nesse processo e apontou as funções exercidas pelos alvéolos, estruturas localizadas dentro dos pulmões.

As variações de IRpA, os sinais e sintomas que são identificados, e o aumento do trabalho respiratório, também estiveram em pauta ao longo da atividade. De acordo com o conteúdo exposto, os indicativos evidentes encontram-se, comumente, na frequência respiratória menor que 10 ou maior que 20 RPM, diminuição, assimetria ou ausência de sons respiratórios, e saturação periférica menos que 92% em ar ambiente.

Após citadas as formas de detecção, Dra. Cibelli elencou a Gasometria Arterial entre os exames diagnósticos mais comuns para avaliação de IRpA, juntamente com a avaliação da relação PO2/FiO2, um indicador de evolução de hipoxemia.

A atividade também contou com uma seção prática, onde alguns participantes puderam simular um atendimento a paciente com insuficiência respiratória.

Por fim, a enfermeira de educação permanente do Coren-SP Educação, Dra. Gisele Gentil, mediou a elucidação das dúvidas enviadas pelos participantes, online e presentes, complementando a discussão com resoluções, o código de ética, instalação de cateteres e utilização correta de máscaras reinalantes.

As atividades promovidas pelo Coren-SP são gratuitas e para participar é necessário realizar inscrição prévia. Confira o calendário e se inscreva!

Saiba mais: