Vice-presidente do Coren-SP e conselheira participam de recepção da Rainha Silvia da Suécia, apoiadora da enfermagem

A vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas, e a conselheira Ana Paula Guarnieri representaram o conselho no evento de recepção da Rainha Silvia da Suécia, promovido pela empresa Vibe Saúde, e que contou com a presença de Sua Alteza, que está visitando o Brasil. O Coren-SP foi apoiador do Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia, tendo participado de sua divulgação.

Também estiveram presentes no evento o enfermeiro Jean Sigh, vencedor do prêmio em 2021, além dos outros profissionais finalistas; Peter Johansson, vice-cônsul da Suécia; Ian Bonde, co-fundador da Vibe Saúde; Ana Paula Mattar, head de marketing da Vibe Saúde; Luciana Hataiama, head de enfermagem da Vibe Saúde e Lu Alckmin, esposa do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Luciana Hataiama, Ana Paula Guarnieri, Rainha Silvia, Erica Chagas e Jean Sigh

Em seu discurso, a Rainha Silvia, que é filha de mãe brasileira e morou em São Paulo durante a infância, mostrou todo o seu respeito pelos profissionais de enfermagem: “Gostaria de manifestar o meu profundo respeito pela profissão de enfermagem e pela jornada de cuidado com pessoas idosas e ou com demência. Todos nós, aqui presentes, em algum momento, experimentamos o cuidado, a atenção e a habilidade que nossos enfermeiros têm de acolher e cuidar de vidas, além do diagnóstico, com carinho, empatia e humanidade”.

Ana Paula Guarnieri, Erica Chagas, Lu Alckmin e Peter Johansson

A vice-presidente do Coren-SP participou do encerramento do evento, com uma fala de agradecimento à Rainha Sílvia e aos presentes, parabenizando também os primeiros colocados na primeira edição do prêmio: “Reconhecer o trabalho da enfermagem e suas experiências exitosas é revelar a importância que a categoria tem no contexto da saúde. É valorizar a diferença que fazemos na vida das pessoas, através de nossa autonomia, competências técnicas e humanização, uma característica peculiar da nossa profissão. Parabenizo os organizadores e vossa excelência Rainha Sílvia pela condução do prêmio. Desejo a todos os finalistas boa sorte. Cada um de vocês já é vencedor por estarem aqui, mostrando a grandeza de ser enfermagem”.

Erica Chagas agradeceu à Rainha Silvia e à Viba Saúde por promoverem a premiação que valoriza a enfermagem brasileira, além de parabenizar ao vencedor, Jean Sighn

A conselheira Ana Paula Guarnieri, falando em nome do Coren-SP, agradeceu à rainha da Suécia: “Gratidão, Sua Majestade Rainha Silvia, por este momento tão especial. Enquanto enfermeira, me honra pelo seu reconhecimento à profissão e à toda classe de enfermagem mundialmente”.

A conselheira Ana Paula Guarnieri fez uma breve exposição de uma experiência exitosa liderada por ela e da qual Jean Sighn participou quando estudava enfermagem: o Projeto Bem Viver no Centro de Saúde Escola Capuava

A conselheira Ana Paula também compartilhou a experiência exitosa do Projeto Bem Viver no Centro de Saúde Escola Capuava, cuja implantação liderou e do qual Jean Sighn participou quando aluno: “No ano de 2002, assim que iniciei as atividades no Centro Universitário FMABC percebi que havia pouca articulação de organização regional pública para o cuidado com idosos. Tendo este diagnóstico, implantei o projeto na região periférica da cidade de Santo André, que tem como finalidade atender os aspectos de saúde de maneira singular a cada idoso. Chegamos a ter em média de 1.100 idosos cadastrados no projeto. Batíamos de casa em casa, buscando e oferecendo a oportunidade de participar”.

O co-fundador da Vibe Saúde, Ian Bonde, falou sobre a importância e o impacto da inovação tecnológica na área da saúde: “Estamos no início de uma nova era na área da saúde, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. É tão emocionante ver como a tecnologia trouxe literalmente a saúde às nossas portas – para o tratamento de doenças, sim, mas também, e muito importante, para a prevenção e cuidado com o nosso emocional e nosso físico”.

Atualmente o Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia está em sua segunda edição. As inscrições se encerraram no início de novembro e os vencedores ainda serão anunciados.