Paulina Kurcgant recebe o prêmio Anna Nery, representando São Paulo

A professora emérita da USP, doutora Paulina Kurcgant, foi indicada pelo Plenário do Coren-SP para o prêmio Anna Nery, em cerimônia realizada no dia 29/9, durante o 23º Cbcenf. O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, representou Paulina no evento, que deixou uma mensagem para o público via videoconferência.

Presidente James Francisco dos Santos (ao centro), Conselheira Federal de Santa Catarina Helga Regina Bresciani e presidente do Coren-RO, Manoel Neri

Expoente da profissão e referência quando o assunto é gerenciamento em enfermagem, ela é professora doutora emérita da Universidade de São Paulo (USP) e autora de livros como “Gerenciamento em Enfermagem” e “Administração em Enfermagem” e coautora de “Qualidade na prática gerencial de enfermagem: duas faces da mesma moeda”. Em entrevista , ela aborda aspectos da teoria e da prática da profissão. Também foi conselheira do Coren-SP. “Um dia aprendi com seus livros, tornei-me enfermeiro, e depois Conselheiro do Coren-SP e, hoje, tive a honra como presidente de representar a nossa homenageada, Dra. Paulina Kurcgant, para receber a maior honraria da Enfermagem Brasileira, o Prêmio Anna Nery”, disse James Francisco dos Santos.

Parafraseando Winston Churchill, a professora destacou o momento complexo que a categoria está vivendo. “É uma honra receber esse prêmio concedido pelo Cofen e pelo Coren-SP, sobretudo nesse momento de pandemia, em que a enfermagem mostrou como ela é fundamental para a saúde. O sucesso não é o final. O fracasso não é fatal. O importante é continuar lutando”, disse.

Paulina Kurckant, foi a indicação do Coren-SP para o prêmio Anna Nery

Criado em 2012, o prêmio Anna Nery é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos profissionais que, com trajetórias de comprometimento e dedicação, contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da profissão, e mostra que a Enfermagem, para além do cuidado, é formada de profissionais humanos, que lutam para garantir a qualidade da assistência à saúde da população brasileira, mesmo nos contextos mais adversos.“O prêmio Anna Nery Aliás é uma reverência ao profissionalismo, ao cuidar e ao resistir. Ele transcende a Enfermagem, pois alcança inúmeras vidas que de alguma maneira foram transformadas por cada um dos homenageados desta noite. Continuamos firmes na nobre missão de fazermos da Enfermagem o que ela é em essência, uma profissão que se supera todos os dias”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos, na abertura da premiação.

A presidente do Cofen, Betânia Santos

O presidente do Conselho Regional de Santa Catarina (Coren-SC), Gelson Albuquerque, salientou que a premiação é um reflexo da relevância da Enfermagem. ”O Prêmio Anna Nery é um retrato real do nosso valor, da nossa potência. Temos homenageados de todas as áreas onde a Enfermagem está presente e é isso que nos dá a verdadeira dimensão da relevância do nosso saber”, afirmou.

Confira a lista completa dos homenageados:

Indicados pelos Conselhos Regionais

AC – Enfermeiro José Adailton Cruz Pereira