Paulina Kurcgant recebe o prêmio Anna Nery, representando São Paulo

A professora emérita da USP, doutora Paulina Kurcgant, foi indicada pelo Plenário do Coren-SP para o prêmio Anna Nery, em cerimônia realizada no dia 29/9, durante o 23º Cbcenf. O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, representou Paulina no evento, que deixou uma mensagem para o público via videoconferência.

Presidente James Francisco dos Santos (ao centro), Conselheira Federal de Santa Catarina Helga Regina Bresciani e presidente do Coren-RO, Manoel Neri

Expoente da profissão e referência quando o assunto é gerenciamento em enfermagem, ela é professora doutora emérita da Universidade de São Paulo (USP) e autora de livros como “Gerenciamento em Enfermagem” e “Administração em Enfermagem” e coautora de “Qualidade na prática gerencial de enfermagem: duas faces da mesma moeda”. Em entrevista , ela aborda aspectos da teoria e da prática da profissão. Também foi conselheira do Coren-SP. “Um dia aprendi com seus livros, tornei-me enfermeiro, e depois Conselheiro do Coren-SP e, hoje, tive a honra como presidente de representar a nossa homenageada, Dra. Paulina Kurcgant, para receber a maior honraria da Enfermagem Brasileira, o Prêmio Anna Nery”, disse James Francisco dos Santos.

Parafraseando Winston Churchill, a professora destacou o momento complexo que a categoria está vivendo. “É uma honra receber esse prêmio concedido pelo Cofen e pelo Coren-SP, sobretudo nesse momento de pandemia, em que a enfermagem mostrou como ela é fundamental para a saúde. O sucesso não é o final. O fracasso não é fatal. O importante é continuar lutando”, disse.

Paulina Kurckant, foi a indicação do Coren-SP para o prêmio Anna Nery

Criado em 2012, o prêmio Anna Nery é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos profissionais que, com trajetórias de comprometimento e dedicação, contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da profissão, e mostra que a Enfermagem, para além do cuidado, é formada de profissionais humanos, que lutam para garantir a qualidade da assistência à saúde da população brasileira, mesmo nos contextos mais adversos.“O prêmio Anna Nery Aliás é uma reverência ao profissionalismo, ao cuidar e ao resistir. Ele transcende a Enfermagem, pois alcança inúmeras vidas que de alguma maneira foram transformadas por cada um dos homenageados desta noite. Continuamos firmes na nobre missão de fazermos da Enfermagem o que ela é em essência, uma profissão que se supera todos os dias”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos, na abertura da premiação.

A presidente do Cofen, Betânia Santos

O presidente do Conselho Regional de Santa Catarina (Coren-SC), Gelson Albuquerque, salientou que a premiação é um reflexo da relevância da Enfermagem. ”O Prêmio Anna Nery é um retrato real do nosso valor, da nossa potência. Temos homenageados de todas as áreas onde a Enfermagem está presente e é isso que nos dá a verdadeira dimensão da relevância do nosso saber”, afirmou.

Confira a lista completa dos homenageados:

Indicados pelos Conselhos Regionais

AC – Enfermeiro José Adailton Cruz Pereira

AL – Técnica de Enfermagem Flávia Fernanda Dantas de Oliveira Fernandes

AP – Enfermeira Verônica Batista Cambraia Favacho

AM – Enfermeiro Raimundo Nogueira de Matos

BA – Técnica de Enfermagem Maria do Carmo Oliveira

CE – Enfermeiro Sandro Richelly Viana Brasileiro

DF – Enfermeiro Jorge Vianna de Souza

ES – Enfermeira Marinete Aparecida Delabarba Marim

GO – Enfermeiro  Uriel Moura Resplandes

MA – Enfermeira Joyce Santos Lages

MG – Enfermeira Tânia Couto Machado Chianca

MS – Técnico de Enfermagem Wilsomar da Silva

MT – Técnica de Enfermagem Creuza Ferreira Guimarães

PA – Enfermeira Ilma Pastana Ferreira

PB – Auxiliar de Enfermagem Rosa Inucêncio de Freitas

PR – Enfermeira Márcia Cecília Huçulak

PE – Enfermeira Deuzany Bezerra de Melo Leão

PI – Enfermeira Maria do Amparo de Castro e Silva Vieira

RJ – Enfermeira Maria Therezinha Nóbrega da Silva

RN – Enfermeira Maria Cléia de Oliveira Viana

RS – Enfermeira Cinara Mauri dos Santos

RO – Enfermeira Edcléia Gonçalves dos Santos

RR – Técnica de Enfermagem Dalcirene Richil Bezerra Gomes

SP – Enfermeira Paulina Kurcgant

SC – Enfermeira Luciane Bisognin Ceretta

SE – Enfermeira Márcia de Oliveira Guimarães

TO – Enfermeira Graça de Maria da Mota Sousa

Indicados pelo Cofen

Enfermeiro Manoel Carlos Neri da Silva

Enfermeiro Wanderson Kleber de Oliveira

Enfermeiro Walkírio Costa de Almeida

Enfermeira Maria Antonieta Rubio Tyrrel

Enfermeira Maria Sandra Andrade