Presidente do Coren-SP faz palestra sobre registro de enfermagem no Hospital Geral de Guarulhos

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez uma palestra com o tema “Aspectos Éticos e Legais no Registro de Enfermagem” para a equipe do Hospital Geral de Guarulhos (HGG) na tarde desta quinta-feira (9/6), no auditório da unidade.  

Além de James, participaram da atividade os conselheiros Sérgio Cleto, Wagner Batista, Luciano Santos, Anderson Rodrigues, Maria Madalena Januário Leite, Adriana Pereira da Silva e Marcos Fernandes. O grupo foi recebido pela enfermeira Responsável Técnica (RT), Andrea Mayumi Loureiro Hayashi.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, durante sua palestra

A palestra do presidente do Coren-SP tratou de temas de grande relevância para o exercício ético e legal da profissão, com foco na proteção jurídica dos profissionais.

“Atualmente existem advogados de porta de hospital. Com nossos pacientes cada vez mais esclarecidos, os processos jurídicos contra erros assistenciais se tornaram comuns. Por isso é importante nos protegermos por meio de seguros contra processos e, sobretudo, fazendo registros e anotações de enfermagem de forma correta e responsável”, colocou James.

O conselheiro Wagner Batista, com o microfone, é funcionário do HGG. Ele agradeceu ao hospital pela acolhida

James destacou que o prontuário do paciente serve como documento com validade legal que prova que houve as ações assistenciais. “Se não está registrada, a ação não existe perante a justiça. É fundamental registrarmos toda a nossa assistência. Em última instância, é o registro bem feito que vai comprovar nossa boa assistência e irá nos proteger em eventuais processos”, afirmou.

Os conselheiros que participaram da atividade: Luciano Santos; Wagner Batista; Anderson Rodrigues; Maria Madalena Januário Leite; James Francisco dos Santos; Adriana Pereira da Silva; Sérgio Cleto e Marcos Fernandes

Outro aspecto trazido pelo presidente do Coren-SP é o fato de a enfermagem atualmente ser vista como um negócio. “Os profissionais precisam se adaptar a essa realidade. Precisamos ver nosso paciente como cliente que está contratando um serviço nosso. Enquanto profissionais de saúde, temos responsabilidade sobre nossos pacientes, nossa assistência não pode ser danosa”, concluiu.

Requisição de palestras

Os coordenadores de cursos técnicos ou de graduação em enfermagem e os enfermeiros responsáveis pela educação continuada nas instituições de saúde paulistas podem requisitar a presença de representantes do Coren-SP para a realização de palestras em suas instituições.

A requisição deve ser feita por meio do “Fale Conosco” do portal do Coren-SP.

Saiba mais: