Nota de estímulo à prevenção da Covid-19

O Coren-SP faz um apelo à sociedade e ao poder público para que sejam priorizadas e estimuladas todas as iniciativas sanitárias de prevenção à Covid-19, tanto pelo bem-estar público quanto para evitar a sobrecarga de trabalho aos profissionais de enfermagem, que são o maior contingente de trabalhadores da saúde que compõem a linha de frente do combate à pandemia.

Dentre as principais medidas já comprovadamente eficazes, estão o uso contínuo de máscaras pela população em lugares públicos abertos ou fechados e o respeito ao calendário vacinal da Covid-19, disponível em todo SUS e executado pela enfermagem.

A preocupação se faz necessária devido ao crescente número de contaminações por Covid-19 no estado, que teve uma alta de 120% de internações pela doença no último mês de maio, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Campanha do Coren-SP estimula a sociedade a apoiar a enfermagem e lutar contra a exaustão dos profissionais

Sondagem com mais de 13 mil profissionais de enfermagem divulgada pelo Coren-SP no último dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, demonstra que 94% desses trabalhadores se sentiram exaustos em decorrência do trabalho nos últimos seis meses, ao mesmo tempo em que 38,5% relataram mais horas trabalhadas nesse período, e 26,4% deles relataram piora nas condições de trabalho (fornecimento de EPIs, quantidade adequada de profissionais, disponibilidade de insumos).

Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) também demonstram que a Covid-19, de março de 2020 à maio de 2022, já tirou a vida de 105 profissionais de enfermagem no estado de São Paulo, dentre um total de quase 12 mil contaminações reportadas.

O recrudescimento da pandemia ocorre coincidentemente em meio a diversas tratativas para a aprovação do piso salarial nacional da enfermagem, momento em que a categoria urge por uma valorização efetiva e em respeito à toda dedicação concedida diariamente.

O aumento de casos pode sobrecarregar a atenção primária à saúde, conduzida muitas vezes pela enfermagem, além de, numa eventual piora dos quadros, atingir altos níveis de ocupação das UTIs – situações essas que já ocorreram no passado recente. Portanto, a prevenção se mostra novamente uma eficaz estratégia pelo bem-estar da população, mas também daqueles que trabalham diariamente para cuidar da saúde de todos, como a enfermagem.

Saiba mais: