Coren-SP revela exaustão da enfermagem em sondagem para conscientizar população

O Coren-SP divulgou no último dia 12, Dia Internacional da Enfermagem, os resultados de sondagem realizada entre a última semana de abril e a primeira semana de maio com 13.267 profissionais de enfermagem. Os resultados, apresentados com exclusividade pelo jornal SPTV 1ª Edição da Rede Globo, de forma a conscientizar a população e favorecer a luta pela valorização da categoria.

Sondagem foi exibida no telejornal SP 1 da Rede Globo do último dia 12/5

Dentre os resultados, mais de três quartos (76,2%) dos participantes não sentem uma valorização da categoria, o que pode significar uma preocupação da sociedade somente nos momentos em que a pandemia estava mais crítica.

Além disso, menos de um quinto (17,9%) dos participantes relataram aumento de salário, ao passo que 38,5% deles relataram mais horas trabalhadas e 26,4% relataram piora nas condições de trabalho (fornecimento de EPIs, quantidade adequada de profissionais, disponibilidade de insumos).

E dentre os participantes, 70,2% relataram piora na qualidade de vida (bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais), ao mesmo tempo em que 94% sentiram exaustão em si mesmos e 95,5% observaram esse sentimento nos colegas.

“A conquista de lutas como piso salarial, jornada de 30 horas semanais e salas de descanso são pautas em discussão e que, se vigentes, poderiam favorecer a qualidade de vida e o sentimento de valorização dos profissionais de enfermagem”, avalia James Francisco dos Santos, presidente do Coren-SP.

Confira os resultados na íntegra.

Campanha publicitária

Para a Semana da Enfermagem 2022, o Coren-SP elaborou a campanha “Apoie a Enfermagem”, que destaca as lutas da categoria e que carecem de apoio popular para que se tornem realidade.

Confira a campanha e participe da mobilização.

Saiba mais: