Sondagem do Coren-SP mostra impacto do aumento de síndromes gripais no cotidiano da enfermagem

O Coren-SP realizou na primeira semana de janeiro uma sondagem para identificar as principais situações enfrentadas pelos profissionais de enfermagem na assistência a partir de dezembro de 2021, devido ao aumento de casos de Covid-19 e influenza. Dentre os participantes, 81,7% dos profissionais participantes relataram um aumento na quantidade de pacientes atendidos no mês de dezembro.

Outro indicador preocupante trazido pela sondagem foi o de violência: 40,9% dos profissionais respondentes afirmaram ter sofrido agressões verbais durante o mês de dezembro e 9,5% afirmaram ter sofrido agressões físicas.

Além do aumento da quantidade de trabalho e da existência de alto índice de agressões, houve também maior duração da jornada de trabalho para 33,7% dos profissionais; mais dias trabalhados para 29,8%; falta de insumos para 26,2% e falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para 10,7%.

A sondagem também apontou que a maior parte dos profissionais respondentes, 75,4%, apontaram não ter recebido intensificação de treinamento para atuar frente ao aumento da demanda de atendimentos.

O assunto também foi repercutido em grandes canais de comunicação, como Jornal das Dez da GloboNews, Jornal Nacional da Rede Globo e Jornal da Record.

Conclusões e ações do Coren-SP

Os resultados do questionário servirão para embasar ações do Coren-SP em prol da melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem no estado de São Paulo.

As principais conclusões advindas do levantamento foram:

– A enfermagem sente imediatamente os efeitos do aumento da demanda de atendimentos.

– A categoria fica sujeita a situações que podem afetar a qualidade da assistência, como aumento no tempo de atendimento e sobrecarga aos profissionais de enfermagem e da saúde.

– Os profissionais são vítimas de agressões também nessa situação, em que são um indispensável agente de enfrentamento da pandemia.

A partir dessas conclusões, o Coren-SP adotará as seguintes medidas em prol da melhoria das condições de trabalho da enfermagem paulista:

– Acompanhamento das situações destacadas nas ações de fiscalização.

– Eventual encaminhamento dos fatos apurados para o Ministério Público.

– Intensificação de campanhas de combate à violência.

Clique aqui para baixar a íntegra dos resultados da sondagem sobre sobrecarga de trabalho a partir de dezembro de 2021.