Coren-SP Educação aborda punção venosa em pacientes adultos e pediátricos

O Coren-SP Educação promoveu atividade online com o tema “Punção Venosa em Pacientes Adultos e Pediátricos” no dia 20/10 (terça-feira). A palestrante foi a enfermeira Dra. Vanessa Martins de Oliveira, especialista em Enfermagem na Modalidade Residência, área de concentração Pediatria Geral, pela Unifesp/EPM.

Segundo Dra. Vanessa, a punção venosa representa, aproximadamente, 85% de todas as atividades executadas pelos profissionais de enfermagem e, por ser considerada um procedimento de alto nível de complexidade técnico-científico, demanda muitas competências, incluindo habilidade psicomotora.

Enfermeiras Gisele Gentil e Vanessa Martins de Oliveira

“A terapia intravenosa é a administração de medicamentos diretamente na corrente sanguínea por meio de uma veia. Como o medicamento é absorvido imediatamente, a resposta do paciente também é imediata. Por isso, é muito importante que os profissionais estejam sempre atentos”, relata.

Durante a palestra, a enfermeira explicou as vantagens e desvantagens desse tipo de terapia, abordou também a técnica da punção venosa periférica, os tipos de cateteres utilizados e como devem ser escolhidos, além da forma correta de estabilizar o cateter no paciente. Dra. Vanessa também mostrou os métodos existentes para realização da punção. “Algumas das desvantagens da terapia intravenosa são: quando feita em crianças, elas podem apresentar sinais emocionais, físicos e fisiológicos que podem ser prejudiciais em seu processo de crescimento e desenvolvimento, dificuldade de manutenção do aparelho quando há necessidade de uma terapia prolongada, entre outros”, destaca.

Em seguida, Dra. Vanessa ressaltou a importância no preparo do material utilizado. Segundo a enfermeira, deve ser empregado um cateter para cada tentativa de punção.

Por fim, a palestrante demonstrou como deve ser feito o preparo da pele e também como o profissional deve usar o torniquete e realizar a punção.

Todas as atividades do Coren-SP Educação estão sendo realizadas de forma online. Para conferir as próximas palestras e se inscrever, acesse aqui.