Coren-SP Educação aborda o tema: “Covid-19 e a Resposta Imune: atualizações para a enfermagem”

No final de 2019, o mundo recebia um alerta para o surgimento daquela que se tornaria a maior pandemia do século 21. Causada pelo vírus SARS-CoV-2, a doença, nomeada Covid-19, é responsável por mais de 160 milhões de casos, além de 3 milhões de mortes em todo o mundo. Esse foi o tema da palestra do Coren-SP Educação realizada em 26/07, que abordou principalmente a resposta imune nos casos de Covid-19, e foi ministrada pelo enfermeiro Dr. Alison Felipe Alencar Chaves, de forma online e gratuita pelo canal do Coren-SP no YouTube.

Enfermeira de educação permanente Gisele Gentil e o palestrante Alison Felipe Alencar Chaves

Dr. Alison iniciou a palestra explicando como ocorre o processo de infecção do vírus no corpo humano e todo o processo de formação dos anticorpos a partir do momento que o indivíduo recebe a primeira dose da vacina. “A resposta imune aparece em forma de ondas, ela sobe, o corpo reage da maneira que precisa, e depois ela desce. É assim que deve ocorrer”, disse.

Durante a palestra, o enfermeiro também falou sobre as características da doença e do vírus relacionados ao hospedeiro humano e destacou o importante papel da equipe de enfermagem nesse contexto. “A enfermagem é essencial para oferecer uma assistência fundamentada nas melhores evidências disponíveis em todos os níveis de atenção, oferecendo informações qualificadas para pacientes na atenção básica”, ressalta.

Alison Felipe Alencar Chaves é enfermeiro formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestre e Doutor em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente ocupa uma posição de Pós-doutorado no Instituto Butantan.

Durante a pandemia, o Coren-SP Educação está transmitindo suas atividades online, de forma gratuita e com direito a certificado digital aos participantes. Confira aqui a agenda completa das próximas palestras e se inscreva.