Coren-SP Educação aborda o papel da enfermagem no cuidado interdisciplinar no Alzheimer

O Coren-SP Educação realizou na última quarta-feira (3/2), mais uma atividade online. A palestrante foi a enfermeira Michelle Hyczy de Siqueira Tosin, mestre e doutoranda de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense, fellow de pesquisa no departamento de ciências neurológicas da Rush University (Chicago, EUA) e líder do Comitê Educacional Train the Trainers da International Parkinson e Movement Disorders Society.

Gisele Gentil, Enfermeira de Educação Permanente do Coren-SP

Michelle falou sobre o conceito de demência e quais os impactos dos distúrbios cognitivos da doença de Alzheimer no Brasil e no mundo. “Cada vez mais vai ser necessário profissionais da saúde com conhecimento aprofundado nas técnicas e no cuidado para esta população”, ressaltou.

A enfermeira destacou as principais causas relacionadas à doença e como ela se desenvolve, desde os sintomas primários até os estágios mais avançados. Durante a palestra Michelle orientou os profissionais de enfermagem sobre como é indispensável o suporte ao indivíduo com Alzheimer e seu cuidador. “O paciente vai ser muito bem cuidado pelo médico, psicólogo e fisioterapeuta, mas o cuidador vai ter seu espaço se ele tiver uma boa equipe de enfermagem olhando pra ele. Este também é o nosso papel”, frisou.

Enfermeiras Gisele Gentil e Michelle Hyczy, respectivamente

Por fim a palestrante abordou a importância do planejamento clínico dentro desse processo da doença: investigação, diagnóstico, planejamento, intervenção e avaliação.

Acesse o Coren-SP Educação aqui, e conheça nossas próximas atividades.