Paulo Cobellis: 41 anos de dedicação à enfermagem e à ética profissional

Aqueles que dedicam suas vidas a uma causa nobre, atuando como agentes transformadores da sociedade e da realidade de toda uma profissão, sem dúvida merecem ser homenageados.

Esse foi o caso do segundo-secretário do Coren-SP, Paulo Cobellis Gomes, que nesta quarta-feira (11) recebeu das mãos da presidente da autarquia, Renata Pietro, uma placa de homenagem por seus 41 anos de dedicação às causas da enfermagem, sobretudo à ética profissional.

O laurel foi entregue a Cobellis no início do 9º Seminário de Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP, realizado no auditório do Centro de Integralidade do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Estadual de São Paulo (IAMSPE), na capital.

Paulo Cobellis recebeu a placa de homenagem das mãos da presidente do Coren-SP, Renata Pietro

Além de Renata Pietro, outros conselheiros e colaboradores do Coren-SP subiram ao palco para participar da homenagem, que contou também com a exibição de um vídeo com imagens da trajetória do homenageado.

Ao entregar a placa, Renata Pietro afirmou que “conviver com o Paulo é muito fácil e tranquilo. Ele é humilde, carinhoso e muito determinado, além de ser um dos precursores da temática da ética em enfermagem no Brasil”.

Cobellis acumula 41 anos de trabalho dedicado à enfermagem e à ética profissional

A presidente do Coren-SP ainda elogiou a postura do atual segundo-secretário. “Existe uma frase de Martin Luther King que também se aplica a Cobellis: ‘a verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio’”, disse.

Emocionado, Cobellis não escondeu a surpresa pela homenagem e agradeceu a todos os presentes, sendo muito aplaudido pelo público.

Emocionado, o segundo-secretário do Coren-SP agradeceu a homenagem

“Tudo o que sempre busquei foi ajudar a humanidade. Acredito demais na enfermagem. São 41 anos envolvidos nesse processo de trabalho, então realmente acredito que a enfermagem pode fazer essa diferença toda. De coração, muito obrigado pela homenagem, sempre a levarei comigo”, agradeceu.

Uma vida dedicada à enfermagem

Enfermeiro desde 1978, Paulo Cobellis especializou-se em pediatria e puericultura em 1979, tendo concluído também mestrado em pediatria social e enfermagem pediátrica em 1987 e doutorado em ciências em 1999.

Cobellis participou ativamente da elaboração do primeiro código de ética de enfermagem brasileiro, no final dos 70, contribuindo para a formação da identidade profissional da enfermagem.

De 1988 a 1993 ele foi vice-presidente do Coren-SP, sendo conselheiro também nas gestões 2015-2017 e 2018-2020, na qual é o atual segundo-secretário.

De 2001 a 2004, ele presidiu a seção paulista da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Cobellis dedicou a maior parte da sua vida profissional à docência, tendo sido professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Faculdade Santa Marcelina, onde dá aulas desde 1999.

Como posso ajudar?