Com apoio do Coren-SP, UPAs avançam no dimensionamento de pessoal em São Bernardo do Campo

O Coren-SP realizou uma Oficina de Dimensionamento de Pessoal para os responsáveis técnicos das nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas em São Bernardo do Campo. Com o objetivo de assegurar melhores condições de trabalho para a prática da assistência segura, a fiscal do Coren-SP, Silvia Ayumi Wada ministrou a oficina para avaliar o quadro de profissionais nas unidades, em relação à demanda de atendimento. 

Fiscal do Coren-SP, Silvia Ayumi Wada, que ministrou a oficina

Além da fiscal, estiveram presentes a enfermeira e a diretora da divisão de atenção pré-hospitalar e de urgência e emergência, Elaine Lima Martins, os nove responsáveis técnicos e os seis gestores das unidades do município.

A fiscal Sílvia conduziu uma reunião, tirou dúvidas e apontou caminhos sobre o dimensionamento adequado.  “Esse encontro esclareceu como o dimensionamento correto garante o número adequado de profissionais, visando à diminuição da sobrecarga de trabalho. Ações como essa, contribuem para segurança do paciente, bem como a orientação e motivação para darmos continuidade ao nosso trabalho”, conta Elaine.

Responsáveis técnicos e gestores das nove UPAs de São Bernardo do Campo

Segundo Elaine, o retorno de todo o processo foi muito positivo. O quadro anterior ao dimensionamento era de 446 auxiliares e técnicos e 100 enfermeiros. Depois da ação, as unidades já contavam com 496 auxiliares e técnicos e 120 enfermeiros nas UPAs.

Oficina de Dimensionamento de Pessoal

As oficinas têm por finalidade instrumentalizar o enfermeiro responsável técnico na elaboração de um dimensionamento de quadro de profissionais de enfermagem, para que, assim, as instituições possam exercer as práticas de assistência com qualidade e segurança.

Em caso de dúvida sobre a realização do cálculo, participe das oficinas de dimensionamento ou entre em contato com a fiscalização.

Como posso ajudar?