Profissional do SAMU agradece atuação do Coren-SP na defesa dos profissionais do serviço

A enfermeira Jaqueline Costa, que atua há 17 anos no SAMU em São Paulo, manifestou seu reconhecimento e gratidão pela atuação do Coren-SP na defesa dos profissionais do serviço. Em 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo anunciou um projeto de descentralização do SAMU, gerando pontos de discordância entre a Prefeitura e os profissionais.

O Coren-SP prontamente manifestou seu apoio aos profissionais, abrindo canais de diálogo com o poder público municipal para expor as demandas da enfermagem. Além disso, o Grupo de Trabalho (GT) de Urgência e Emergência (UEAPH), ligado às Câmaras Técnicas da autarquia, publicou o Parecer Coren-SP nº 005/2019, sobre a anotação de responsabilidade técnica nos serviços de atendimento pré-hospitalar. O documento orienta que os enfermeiros RTs de serviços de urgência e emergência tenham experiência e atuação na área. “Antes do parecer, a nossa atuação ficaria a cargo de profissionais de outras categorias, como farmacêuticos e assistentes sociais, que eram os responsáveis pelas unidades às quais vincularam as viaturas. Com o parecer, quem assumiu essa responsabilidade foram enfermeiros, com experiência na área e competência para definir as escalas da enfermagem e fluxos de trabalho”, disse Jaqueline Costa, durante sua visita à sede do conselho em 13/8. 

Ela, que atua como auxiliar de enfermagem no SAMU e enfermeira no GRAU, presenteou a presidente Renata Pietro com uma camiseta e fez questão de registrar seu agradecimento pela forte atuação do Conselho nesta causa. “Enfrentamos uma fase difícil no SAMU e tivemos total apoio do Coren-SP. É importante que tenhamos conhecimento sobre as ações do Coren em defesa do profissional de enfermagem, que visam a qualidade e segurança não apenas do paciente, mas do profissional também. Muitos ainda tem a imagem de um órgão que só faz cobrança de anuidade e postura profissional, por isso tomei a iniciativa de agradecer na pessoa da presidente Renata Pietro os profissionais do Coren e a ela própria, que viram a situação de nossa categoria e se empenharam. Tenho certeza de que continuam empenhados para que possamos ter um trabalho de qualidade, segurança e eficácia ao munícipe e a nós mesmos!”, expôs. 

Em defesa da enfermagem do SAMU

O Coren-SP promoveu uma séria de ações em prol da enfermagem que atua no SAMU, buscando condições seguras e dignas para o exercício profissional no serviço. A presidente Renata Pietro realizou uma reunião no Coren-SP em março, para solicitar esclarecimentos em relação à proposta e acompanhar os impactos que ela provocaria na categoria e na assistência. Participaram do encontro representantes do SAMU e o coordenador de Regulação da Prefeitura Municipal de São Paulo, responsável também pelo Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Marcelo Takano.

Coren-SP se reúne com representantes do SAMU de São Paulo e cobra esclarecimentos da Prefeitura sobre mudanças no serviço

Ela também esteve em reunião de trabalho na Câmara Municipal, que foi conduzida pelo vereador Gilberto Natalini. Na ocasião, manifestou o apoio do conselho à categoria e anunciou que o Coren-SP acompanhará de perto as condições de dimensionamento e de segurança para o exercício profissional. “A enfermagem é a maior força de trabalho da saúde e no SAMU. Portanto, é fundamental que ela seja sempre valorizada e ouvida”, diz Renata. 

Em seguida, Renata participou de reunião na Secretaria Municipal de Saúde, a “Sala de Situação”, na qual estavam presentes a equipe que conduziu as mudanças para reformulação das escalas do SAMU. Ela foi recebida pelo secretário de saúde, Edson Aparecido dos Santos, e pelas interlocutoras regionais do serviço – Enfª. Drª Flávia Guedes Araujo  (interlocutora Oeste), Enfª Drª Maria Jalva de Moraes (Centro), Isabel Cristina Oliveira da Silva Ribeiro (Norte), Ainailde Pereira Olivetto (Leste),  Siomara dos Santos Oliveira (Sul), Janete Nozomi Takiy Shudo (Sudeste), – com as quais a presidente estabeleceu um canal de diálogo para que possa apresentar os anseios da categoria e também acompanhar o cumprimento das normas de dimensionamento e das condições adequadas para a prática segura, dentro das atribuições da enfermagem.

Após reunião de trabalho com profissionais do SAMU na Câmara, presidente do Coren-SP apresenta pauta da enfermagem para Secretário de Saúde

Um avanço muito simbólico foi a publicação do Parecer Coren-SP nº 005/2019, sobre a anotação de responsabilidade técnica nos serviços de atendimento pré-hospitalar, que orienta que os enfermeiros RTs de serviços de urgência e emergência tenham experiência e atuação na área. 

Parecer do Coren-SP orienta instituições que RTs dos serviços pré-hospitalares tenham experiência na área

Como posso ajudar?