Vigilância Sanitária suspende dois lotes de medicamentos

O lote nº 0274497 do produto Hincomox (Amoxilina Triidratada 250mg/5ml), fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro, de Anápolis (GO), apresentou volume em desacordo com o informado pelo fabricante. O medicamento é utilizado para tratamento de infecções causadas por bactérias, tais como bronquite, pneumonia e infecções do trato urinário. Já o lote nº 25082 do antiviral Herpesil (Aciclovir 200mg), produzido pela empresa Hexal do Brasil, de São Paulo (SP), apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação do tempo de dissolução, o que pode comprometer a efetividade do tratamento. O medicamento é usado contra o Herpes Simples e infecções causadas pelo vírus Varicella-Zoster. Foi determinada ainda a suspensão da importação, distribuição, comércio e uso de todos os medicamentos fabricados a partir de 1º de abril de 2005, pela empresa Core Healthcare, da Índia, e importados pela Claris Produtos Farmacêuticos, de São Paulo (SP). O Certificado de Boas Práticas de Fabricação da empresa expirou no final de março de 2005 e não foi renovado.