Vigilância Sanitária interdita lotes de três medicamentos

A Anvisa, Angência Nacional de Vigilância Sanitária, interditou cautelarmente, em todo o país, os lotes nº 1073 (validade 06/2007) e nº 939 (validade 05/2007) do anti-hipertensivo Captomed (Captopril, comprimidos, 25mg), fabricado pela empresa Cimed Indústria de Medicamentos Ltda. , de São Paulo (SP). Amostras desses lotes apresentaram resultados insatisfatórios quanto aos ensaios de teor de captopril dissulfeto e uniformidade de conteúdo do princípio ativo. Também foi interditado o lote nº 211077 (validade 05/2007) do analgésico Dipirona Sódica, marca Dipidor, produzido pela empresa Laboratório Industrial Farmacêutico Sobral , de Floriano (PI). Os resultados dos ensaios de determinação de pH e de aspecto não foram satisfatórios, de acordo com laudo da Fundação Ezequiel Dias. Foi interditado, ainda, o lote nº 36AG05 (validade 02/2007), do antibiótico Benzilpenicilina Benzatina 1.2000.000 U.I., pó, marca Itazil, fabricado pela empresa Laboratório Itafarma Ltda. , de Anápolis (GO). A cor e o odor do medicamento não estavam de acordo com o informado pelo fabricante. Todos os lotes estão interditados por 90 dias, período em que as empresas têm direito à contraprova dos laudos oficiais. Durante esse prazo, os lotes não podem ser vendidos nem consumidos. Suspensão A Anvisa também suspendeu cautelarmente o comércio e o uso, em todo o país, do lote nº 63011 (validade 03/2007) do medicamento Cloridrato de Dobutamina 250mg (Dobutamil), ampola, fabricado pela Novafarma Indústria Farmacêutica Ltda. , de Anápolis (GO). A dobutamina é indicada para aumentar a força de contração do coração na insuficiência cardíaca aguda. Segundo laudo do Laboratório Central de Santa Catarina, nos lotes analisados, o medicamento apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, com a presença de partículas não identificadas.