Vereadores de São Sebastião apóiam redução da carga horária dos profissionais da enfermagem

O Coren-SP segue trabalhando junto aos municípios para que o projeto de redução da jornada de trabalho da enfermagem para 30 horas semanais seja implementado nas cidades paulistas. Na sessão de terça- feira (27/08) da Câmara de São Sebastião, o vereador Pastor Elias apresentou requerimento solicitando que o Executivo encaminhe à Câmara um projeto de lei visando à redução da carga horária dos profissionais de enfermagem.

O objetivo é reduzir para 30 horas semanais a carga horária desses profissionais que trabalham no Hospital de Clínicas, Fundações e outras autarquias municipais, com garantia do piso salarial.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a jornada de 30 horas semanais para os profissionais da área da saúde, já que longas jornadas estão associadas ao aumento de ocorrências adversas à saúde e ao adoecimento dos profissionais.

O parlamentar ressaltou que a jornada de trabalho de 30h semanais já é realidade em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, e em mais de 60 municípios só no Estado de São Paulo como: Araraquara, Barretos, Bauru, Boituva, Catanduva, Guararema, Marília e São José dos Campos.

Todos os vereadores votaram a favor do requerimento.

 

Como posso ajudar?