UBS na zona leste da capital compartilha boas práticas no manejo da Covid-19 pela enfermagem

O Coren-SP tem realizado fiscalizações em unidades de saúde em todo estado de São Paulo, com foco nas questões relacionadas à assistência à Covid-19. Os fiscais avaliam os planos de contingência à pandemia adotados pelas instituições, o fluxo de assistencial e a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados pelas equipes de enfermagem.

No dia 17 de janeiro, o Coren-SP fez uma fiscalização na UBS Jardim Copa, na zona leste da capital. No dia 26 de outubro, a fiscal Fernanda Borges fez a inspeção de retorno à unidade, portanto, já durante a pandemia. E o trabalho desenvolvido pela enfermeira Responsável Técnica (RT), Simone Macedo, assim como por toda a equipe de enfermagem, chamou a atenção de Fernanda.

A RT Simone (à esquerda na foto) e a fiscal Fernanda. Atrás delas, um quadro com o gerenciamento de crise da Covid-19 adotado pela UBS Jardim Copa

“A Simone é muito envolvida com o trabalho e um exemplo de profissional. Ao encerrar a ação, eu parabenizei a enfermeira e toda a equipe de enfermagem pelo ótimo trabalho desenvolvido e ela ficou muito feliz”, disse Fernanda após a fiscalização. O manejo responsável da pandemia da Covid-19 pela equipe da UBS também chamou a atenção da fiscal Fernanda: “A RT Simone apresentou um quadro atualizado do dia com os números da unidade, considerando que era segunda-feira, às 9h da manhã, e o quadro já estava atualizado com os últimos dados da semana anterior, demonstrando todo o comprometimento e responsabilidade dela. Além de apresentar baixíssimo número de contaminação da equipe de enfermagem”, afirmou a fiscal.

Por sua vez, Simone também aprovou o trabalho da fiscalização, considerando-o como um auxílio à sua gestão do serviço de enfermagem: “A inspeção que aconteceu teve um cunho educativo, visando o alinhamento de certas condutas. Na ocasião, foram apresentadas novas demandas, bem como a proposição de outras que deveriam ser corrigidas ou adaptadas. Tudo exposto de maneira clara, tendo como objetivo garantir a melhoria dos serviços prestados e a segurança dos pacientes e profissionais”, contou.

Quando perguntada sobre o manejo da Covid-19 por sua equipe, Simone explica primeiro o impacto que a atual pandemia causou nela como profissional: “Como profissional da saúde participei, nesses 20 anos, de momentos desafiadores, que exigiram bastante das pessoas envolvidas, como o combate à dengue e a vacinação da febre amarela, mas nada se comparou com o impacto que a Covid-19 causou em nossas vidas”, disse.

Ela prossegue explicando as ações adotadas que resultaram em bons resultados ao lidar com a pandemia. “Desde o início da pandemia, fomos orientados para lidar com a situação pela Assessoria Técnica APS Santa Marcelina, que elaborou um protocolo definindo, a linha de cuidado frente ao novo coronavírus. Imediatamente, adotamos medidas de prevenção e proteção aos funcionários e à população por nós assistida. Essas medidas, que foram incorporadas pela equipe, programaram as atividades diárias de esclarecimento e abordagem diante da nova situação. Seguimos um fluxo que garantiu a formação de uma equipe destinada exclusivamente a atender os sintomáticos respiratórios. Nossos esforços foram bem sucedidos, conforme se verificou mais tarde nas avaliações”, detalhou.

Simone faz questão de compartilhar a vitória com o restante de sua equipe, e deixa um alerta válido para todos os profissionais de saúde: “Nada disso poderia ter sido feito sem a dedicação a os esforços dos profissionais envolvidos – enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que estiveram na linha de frente no combate à Covid-19. Na época tivemos um integrante da equipe afastado por conta do coronavírus, mas ele já retornou às atividades. Nossa atenção não diminuiu com a atual situação na cidade de São Paulo. Continuamos atentos para a prevenção e os cuidados. Mas agora estamos mais preparados para enfrentar a pandemia”, concluiu.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a situação de pandemia. Entre os dias 24/3 e 27/10, foram realizados mais de 24 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos para responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações da fiscalização em números durante a pandemia:

25.463 atendimentos pelo chat.

2.499 inspeções.

2.202 atendimentos da Ouvidoria.

5.685 atendimentos pelo Fale Conosco.