Trabalhadores da Enfermagem marcham em Brasília pelas 30 horas

Na manhã da terça-feira chegaram ônibus de todas as partes do Brasil à frente da Catedral Metropolitana de Brasília. O local foi acertado pelo Fórum Nacional 30 Horas Já para concentração das caravanas que saíram de diversos estados para a manifestação do dia 9/4 na Esplanada dos Ministérios.

Por volta de 9h30 a marcha saiu em direção ao Congresso Nacional. A partir de um trio elétrico a marcha recebia informações e os discursos de representantes das diversas entidades envolvidas na ação.

Às portas do Ministério da Saúde a marcha estacionou. O ministro Alexandre Padilha convidou uma comissão dos profissionais presentes para dialogar. A reunião terminou no período da tarde, mas os representantes da Enfermagem não saíram otimistas com relação ao apoio do Poder Executivo.

Trabalhadores da Enfermagem se concentraram às portas do MS. Ministro Padilha convidou representantes para reunião

Continuando a marcha, o objetivo seguinte foi um apitaço em frente ao Palácio do Planalto. A presidente Dilma Roussef, que assinou um compromisso de apoiar a jornada de 30 horas para a Enfermagem quando ainda era candidata, em 2010, empenha esforços do Executivo para que bancada governista não vote o PL 2295/2000.

A marcha chegou enfim à frente do Congresso Nacional, e outro convite foi recebido, desta vez do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, que se comprometeu a colocar o PL 2295/2000 na pauta da reunião com os líderes de partido no dia 16/4, quando, assegurou o parlamentar, seria definida a data para que o projeto seja colocado em votação.

Veja as fotos da marcha dos trabalhadores no Mobiliza Enfermagem aqui.

Entenda o Projeto de Lei que visa a regulamentação da jornada de 30 horas semanais para a Enfermagem.

Como posso ajudar?