Toma posse gestão 2015-2018 do COFEN

A cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) reuniu quarta-feira (15/4), em Brasília, cerca de 300 autoridades e profissionais, em apoio aos conselheiros eleitos e às grandes causas que mobilizam os profissionais de Enfermagem. Na solenidade, foram homenageadas 22 personalidades que se destacaram por suas contribuições em prol da profissão e da Saúde coletiva no Brasil.

Presidente eleito do COFEN, Manoel Carlos Neri dedicou o mandato aos profissionais de Enfermagem que trabalham diuturnamente para garantir o sustento de suas famílias e a assistência aos pacientes. O presidente destacou a importância do trabalho articulado com os Conselhos Regionais presentes na cerimônia. “A unidade é fundamental para cumprimos nosso lema: unir e avançar”, afirmou.

 

Mesa de abertura da solenidade de posse

 

À frente do Cofen de outubro de 2007 a abril de 2012, Manoel Neri foi responsável pela reestruturação do sistema, pautada pelos princípios republicanos, pela transparência e pelo respeito ao bem público. A admissão de funcionários por concurso público e a mudança da sede do Cofen para Brasília são alguns dos legados de sua gestão.

Manoel ressaltou seu compromisso com a Enfermagem e a força de profissão, que responde por cerca de 60% dos trabalhadores na área de Saúde. São 1,8 milhão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, garantindo a assistência e cuidado 24h aos que necessitam.

 

Conselheiros federais eleitos para o triênio 2015-2018. Segundo da direita para a esquerda, Luciano da Silva, ex-conselheiro do COREN-SP

 

Irene Ferreira, atual presidente do Cofen e vice-presidente eleita para o triênio 2015-2018, fez um balanço de sua gestão e reafirmou o compromisso com a Enfermagem brasileira. “O primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”, afirmou, citando Mahatma Gandhi. “Este desejo com certeza tivemos”.

Participaram da mesa de abertura diversas autoridades, incluindo o senador Valdir Raupp, deputados federais, a deputada estadual Enfermeira Rejane, o presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque, representando os conselhos regionais; o secretario da saúde de Rondônia e do Distrito Federal, entre outros.  A nova gestão iniciará oficialmente seus trabalhos em 23 de abril.

 

Conselheiro do COREN-SP Paulo Natividade e conselheiro federal representante de São Paulo, Luciano da Silva (à direita), durante a cerimônia de posse

 

Gestão 2015-2018

Conselheiros Efetivos

Manoel Carlos Neri da Silva (Presidente)
Irene do Carmo Alves Ferreira (Vice-Presidente)
Jebson Medeiros de Souza (1º Tesoureiro)
Maria do Rozário de Fátima Borges Sampaio (1ª Secretária)
Antônio José Coutinho de Jesus (2º Tesoureiro)
Vencelau Jackson Pantoja (2º Secretário)
Luciano da Silva
Mirna Albuquerque Frota
Nádia Mattos Ramalho

Conselheiros Suplentes

Anselmo Jackson Rodrigues de Almeida
Dórisdaia Carvalho Humerez
Eloísa Sales Correia
Francisca Norma Lauria Freire
Gilvan Brolini,
Leocarlos Cartaxo Moreira,
Marcia Anésia Coelho Marques dos Santos,
Orlene Veloso Dias
Walkirio Costa Almeida

Como posso ajudar?