Técnica de enfermagem supera quadro de depressão com projeto “Cuidando de quem cuida”

Na última edição do projeto “Cuidando de Quem Cuida”, realizado na sede do Coren-SP no último dia 8, a conselheira Érica Chagas, idealizadora da iniciativa, teve uma grata surpresa: a técnica de enfermagem Valéria Cristina Pinzo dos Santos a procurou para agradecer sobre os benefícios que as palestras “Autoconhecimento: o primeiro passo para a qualidade de vida” e “Felicidade como estratégia de vida” propiciaram a ela.

Valéria teve sua vida transformada após frequentar as palestras. “Há um ano, com apenas cinco meses morando em São Paulo, eu estava com um quadro depressivo muito sério. Não tinha ânimo nem para entregar currículo”, conta a profissional.

A técnica de enfermagem Valéria Cristina Pinzo dos Santos transformou sua vida para melhor com o projeto “Cuidando de quem cuida”

Natural de Peruíbe, assim que concluiu o curso e com o apoio da irmã, Valéria se mudou para São Paulo em busca de novas oportunidades. Entretanto, ao chegar à capital, a técnica percebeu que não seria uma tarefa fácil. Muitas dificuldades foram aparecendo, o desânimo foi surgindo e ela quase desistiu de tudo.  “Eu vim de Peruíbe sem condição alguma, somente com o dinheiro para fazer minha inscrição no Coren-SP.  Eram muitos pensamentos negativos que tomavam conta da minha mente e me impediam de continuar”.

Em meio à tristeza e à depressão, Valéria ficou sabendo do trabalho que o Coren-SP desenvolvia a respeito da saúde mental dos profissionais. E quando ela passou a frequentar as palestras do “Cuidando de quem cuida”, sua visão começou a mudar. Com auxilio da conselheira Érica, Valéria transformou as dificuldades em metas e, aos poucos, o desânimo foi ficando de lado.

“A Érica fez a Roda da Vida conosco e eu pude analisar como todas as áreas da minha vida estavam afetadas pela falta de perspectiva. Aquilo soou como um alerta, eu não podia continuar daquele jeito. A primeira coisa que decidi fazer foi caminhar. Caminhar foi terapêutico, meu ânimo começou a mudar e voltei a entregar currículo. Mudei meu jeito de pensar, parei de enxergar somente o lado negativo das coisas e consegui um emprego”, relata Valéria.

A técnica ressalta que o acolhimento e o aconselhamento, abordados durante as palestras, foram essenciais para ajudá-la a vencer essa batalha contra a tristeza. Para Valéria, nem sempre as coisas acontecerão da forma que foram planejadas, mas o primeiro passo é ter apoio.

“Minha irmã foi meu grande alicerce nessa fase, quando estava desanimada ela me motivava. Desejo que o Coren-SP continue fazendo esse trabalho e resgatando mais vidas, assim como a minha. Depois das palestras, eu comecei a trabalhar a minha mente. Hoje eu digo para mim mesma que eu sou capaz, vou cumprir a minha meta, eu vou realizar meus sonhos”, finaliza, emocionada.

Cuidando De Quem Cuida