Técnica de enfermagem denuncia atitude preconceituosa de empresária do município de Lorena

Em meio ao enfrentamento da Covid-19, os profissionais de saúde precisam lidar não somente com a luta contra o coronavírus, como também com a violência e o preconceito gerados pela falta de informação de grande parte da população, que os considera, de maneira  equivocada, como disseminadores da doença.

Uma situação preocupante que mostra explicitamente esse tipo de preconceito aconteceu no município de Lorena.  Uma empresária de uma doceria gravou um vídeo em suas redes sociais, dizendo que os profissionais de saúde deveriam evitar as solicitações de pedidos por delivery, não só do comércio dela, como de qualquer estabelecimento, para que, assim, não haja propagação da doença.

A técnica de enfermagem Dulcelene Clemente da Silva Vitorino mora e trabalha no município. Ao saber do vídeo, ela encaminhou uma denúncia à Ouvidoria do Coren-SP. “Estamos sendo atacados direta ou indiretamente. Esse tipo de atitude dá margem para que outros estabelecimentos passem a nos maltratar, dificultando a nossa busca por qualquer serviço em meio a esse cenário caótico. Nós, enquanto profissionais de enfermagem, estamos ofendidos com essa atitude desprovida de informação. A saúde merece respeito e a gente também”, diz Dulcelene.

Técnica de enfermagem Dulcelene Clemente da Silva Vitorino

O Coren-SP repudia os casos de violência física e verbal  cometida contra profissionais de enfermagem em qualquer espaço ou situação. Em parceria com o metrô de São Paulo, o conselho realizou diversas campanhas, para veiculações de materiais informativos nas estações e, ainda, reuniões com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. 

Além disso, o Coren-SP segue promovendo em suas redes sociais campanhas para o fim da violência contra os profissionais de enfermagem. Também está mobilizando a imprensa para abordar o tema, conscientizar e alcançar o maior número de pessoas possível.

Desagravo Público

Para situações de ofensa à enfermagem em seu exercício profissional, é possível solicitar um desagravo público.

Confira os procedimentos em: https://portal.coren-sp.gov.br/etica/desagravo-publico/.

Como posso ajudar?