SOS Chuvas: Cofen e Coren-RS já atuam nas áreas atingidas

Em meio ao cenário de destruição e sofrimento causado pelas fortes enchentes que atingiram o RS, está a Enfermagem. Com muita bravura e cuidando da população atingida, profissionais das próprias regiões afetadas pelas cheias recebem ajuda de colegas de outros municípios e até de diferentes estados. Mas a própria Enfermagem precisa de auxílio por causa do desastre. E aí que entra a Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen. Em parceria com o Coren-RS, o grupo está atuando no Vale do Taquari nas principais cidades que foram arrasadas pelas águas, prestando apoio solidário aos colegas da categoria que também tiveram prejuízos.

Equipe é composta por profissionais com especialistas em urgência e emergência, bem como em situações de catástrofe

A equipe é composta por profissionais com especialistas em urgência e emergência, além de terem expertise em situações de catástrofe. Do Cofen, participam o enfermeiro Eduardo Fernando de Souza, integrante da ERR e coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue) do Conselho Federal. Também da ERR, está o enfermeiro Carlos Augusto Pereira, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cascavel/PR. Ambos recebem o auxílio do Coren-RS do conselheiro e auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes, um dos pioneiros do SAMU em Porto Alegre, e do enfermeiro Roberto Tyska Bueno, que trabalha no SAMU de São Leopoldo e se voluntariou para as ações.

Desde o início dos desastres o Cofen e o Coren-RS estão monitorando e mapeando a situação de colegas da Enfermagem atingidos pelas enchentes, tendo apoio do presidente do regional, enfermeiro Antônio Tolla, da conselheira secretária, enfermeira Sônia Regina Coradini, e da chefe de Gabinete Maria Angélica Trinca. Por meio de dados coletados em formulário online que trabalhadores da categoria afetados podem (e devem) preencher, a equipe faz contato e presta apoio solidário diante das necessidades apontadas. Não raro, a cada ligação é possível ouvir a voz embargada dos profissionais que foram atingidos, que ficam felizes e agradecem a ajuda. Vale reforçar que quem precisar de auxílio deve acessar ESTE LINK e prestar as informações solicitadas.

Neste domingo, 10 de setembro, a ERR esteve nas cidades de Lajeado, Muçum, Roca Sales e Encantado

Neste domingo, 10 de setembro, a ERR esteve em Lajeado, Muçum, Roca Sales e Encantado. “A gente vê pessoas que estão lutando com muita garra, de crianças a idosos, mas que vão dar a volta por cima”, relata o conselheiro Luiz Carlos, conhecido pelos colegas por Luizão. Entre os profissionais atingidos, uma colega da Enfermagem mora em uma rua em que 12 casas foram destruídas – a dela inclusive – num trecho de 150 metros. A profissional tem uma filha cadeirante e, durante a enchente, ficou no telhado aguardando por socorro.

O grupo seguirá por tempo indeterminado nas regiões atingidas. O contato é feito exclusivamente pelo formulário. Colegas que estão em melhor situação e conhecem profissionais de Enfermagem que precisam de apoio, devem indicar ou ajudar no preenchimento do formulário para que a ERR desencadeie as medidas necessárias.

O Coren-RS estará acompanhando diariamente os acontecimentos envolvendo as enchentes que atingiram o RS. Todas as informações estarão no site e nas redes sociais da autarquia. Assim como a Enfermagem não deixa ninguém para trás, Cofen e Coren-RS não deixarão a Enfermagem desamparada.

Se você é profissional da região e foi acometido pelas enchentes, clique aqui e informe sua situação preenchendo corretamente o formulário para que suas necessidades sejam avaliadas.

Saiba mais: