Simbolismo da Cerimônia da Lâmpada abrirá a Semana da Enfermagem 2021

A Semana da Enfermagem 2021 do Coren-SP contará com tradicional Cerimônia da Lâmpada da Enfermagem em sua abertura, que será transmitida a partir das 19h30 desse dia 11/5. Este ano, quando completamos um ano do surto mundial de Covid-19, a cerimônia representativa da vocação da enfermagem se torna mais simbólica do que nunca.

Esse momento especial, em que a lâmpada da enfermagem estará no foco das atenções, será conduzido pela professora Maria Belén Salazar Posso, professora titular aposentada da Universidade de Taubaté e professora emérita do Centro Universitário FMABC. Para ela, a Cerimônia da Lâmpada tem um simbolismo duplo: “Esse simbolismo, para mim, representa algumas coisas como a luz que vai iluminar o caminho de todos aqueles que desejam ser profissionais de enfermagem, porque é uma profissão de luz. Conseguimos iluminar a vida das pessoas com o nosso cuidar, com a nossa compaixão, com a nossa vocação, com a nossa competência, com a nossa responsabilidade ética, com a nossa consciência do outro. É preciso que tenhamos esse amor iluminado pelo outro. Também não há como negar que é uma homenagem a Florence Nightingale, pois a partir dela, por volta de 1860, nós conseguimos ser uma profissão”, afirma.

A professora Maria Belén conduzirá a Cerimônia da Lâmpada na Semana da Enfermagem 2021

A lâmpada como símbolo da enfermagem surgiu do fato de Florence ter utilizado uma lamparina a óleo para iluminar os corredores escuros do hospital de guerra na Crimeia onde a fundadora da enfermagem trabalhou no século XIX. Atualmente, a passagem da lâmpada também significa a transmissão do conhecimento e da luz do amor ao próximo de uma geração a outra, e é bastante utilizada nas cerimônias de formatura das graduações e dos cursos técnicos de enfermagem.

A conselheira Patrícia Crivelaro, representante do Coren-SP na Comissão Científica da Semana da Enfermagem 2021, faz um paralelo entre o valor histórico da lâmpada e os tempos atuais: “Neste contexto de pandemia que estamos vivenciando, todos os profissionais de enfermagem estão como verdadeiros guerreiros, iluminando, prestando assistência de dia e de noite. Não poderia deixar de compor em nosso evento essa cerimônia de representação histórica e atual”.

A conselheira Patrícia Crivelaro faz um paralelo entre o simbolismo da lâmpada e o situação atual de pandemia

Quanto à Semana da Enfermagem de 2021, Maria Belén espera que seja um momento que estimule um maior reconhecimento da categoria: “Para mim o grande objetivo dessa Semana será mostrar que a enfermagem é uma ação que transforma, uma ação transformadora na vida daquele que necessita de cuidado e ao mesmo tempo mostra a importância de sermos reconhecidos e sermos remunerados de forma respeitosa e digna como merecemos ser”, explica.

Sobre a Semana da Enfermagem 2021
Com programação científica feita em parceria entre o Coren-SP e a ABEn-SP, a Semana da Enfermagem de 2021 será transmitida online nos períodos diurno e noturno, contemplando, de forma inédita, todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, independentemente do período no qual trabalham. As inscrições para as atividades são gratuitas e já estão disponíveis no site do Coren-SP.

Além das atividades de aprimoramento profissional, a Semana da Enfermagem 2021 será o momento de lançamento da campanha Maio Verde Esmeralda, de valorização do trabalho da enfermagem. A campanha lembrará do papel preponderante dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem no acesso da população à assistência em todos os momentos da história, focando em situações de desastres, pandemias e guerras, e com o propósito de homenagear os profissionais, enfatizando a importância da categoria para a saúde da população, colocando em pauta todas as lutas por mais reconhecimento, valorização e principalmente melhores condições de trabalho.