Sessão Poster premia três trabalhos de instituições públicas

Os vencedores da Sessão Pôster do 3º SEPAGE (Seminário Paulista de Gestão em Enfermagem) foram a Secretaria do Estado de Saúde (1º lugar), o Hospital Vila Nova Cachoeirinha (2º lugar) e o Hospital Estadual de Sumaré-SP (3º lugar). As três são entidades públicas vinculadas ao SUS.

De acordo com o coordenador do SEPAGE, Sérgio Luz, neste ano 156 trabalhos foram inscritos para o prêmio, que tem a finalidade de difundir as melhores práticas de gestão em enfermagem e identificar novos talentos. “Coube a uma comissão específica selecionar, no universo de 61 trabalhos aprovados, os três melhores projetos, que se destacaram mais em termos de método e resultados”, afirmou ele na solenidade de entrega, realizada ao fim do 3º SEPAGE.

A conselheira do Coren-SP, Josiane Ferrari, entregou

o prêmio de terceiro lugar

aos representantes do Hospital Estadual de Sumaré-SP. O trabalho

Avaliação da acurácia diagnóstica a partir do histórico de enfermagem

foi desenvolvido pelas enfermeiras Meey Lee Rivadeneyra Milla Mancio e Karen Lopes de Vasconcelos. As autoras avaliaram diagnósticos de enfermagem, relacionando-os aos indícios contidos nos históricos de enfermagem. O resultado aponta a prevalência tanto de diagnósticos de alta acurácia (49,4%) como de acurácia nula (47,6%), evidenciando a necessidade de reflexão sobre a qualidade dos registros, subsídio para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem.

A gerente da Clínica Médica Cirúrgica do Hospital Albert Einstein, Claudia Regina Laselva, entregou

o prêmio de segundo lugar

aos representantes do Hospital Vila Nova Cachoeirinha.

Indicadores de Enfermagem: construção de um instrumento com abordagem qualitativa da assistência

foi desenvolvido por Graciete Maria Alves Lourenço, Ana Maria de Oliveira Malara e Eliana Claudino de Lima. O trabalho apresenta a elaboração e a implantação de instrumento de coleta, após a alta hospitalar, de indicadores de enfermagem relativos à qualidade de assistência, relacionados às condições de segurança na assistência à mulher, abrangendo todo o período de internação. Os dados coletados são organizados e disponibilizados para análise mensal junto à chefia de enfermagem, colaborando para a avaliação do atendimento, a identificação de eventos adversos, assim como para a tomada de medidas preventivas para a qualificação do cuidado.

A consultora na área de saúde Lore Cecilia Marx entregou

o prêmio de primeiro lugar

aos representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

Sistema de monitoramento da SAE nos Hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

foi elaborado por Roseli Pinto Maria, Andrea Cotait Ayoub e Célia Hiromi Shiotsu. Investindo na correta implementação da SAE, ferramenta de aprimoramento da Assistência e da Gestão, as autoras descrevem as etapas processuais da implantação do projeto, que agregou o desenvolvimento de iniciativas educativas voltadas à equipe e aos usuários, incluindo a produção de material didático; reuniões de discussão e acompanhamento do processo; o diagnóstico situacional de demandas e condições de aplicabilidade; visitas “in loco”, que culminaram no delineamento do nível de autonomia institucional para continuidade do projeto. Esse trabalho de esclarecimento, envolvimento e reconstrução do cuidado sistematizado foi considerado pelas autoras como inovador e passível de monitorar resultados, implantar processos e mobilizar pessoas no sentido da prática assistencial sistematizada.

O prêmio de 1º Lugar foi inscrição, translado e hospedagem no 14º CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem); o prêmio de 2º Lugar foi inscrição, translado e hospedagem no 63° Congresso Brasileiro de Enfermagem da ABEN; o prêmio de 3º Lugar foi inscrição, translado e hospedagem no II Fórum de Enfermagem do Coren-SP em parceria com AMB (Associação Médica Brasileira) e Expo Enfermagem, da Hospitalar.